sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Natal ! Deus conosco !


Por Sergio Ludovino*

Ola! Quero falar um pouco do que entendo como Natal.

Pensando no texto de Galatas 4:4 onde diz "Vindo a plenitude dos tempos Deus enviou seu filho nascido de mulher, nascido sob a lei...", lembrei-me de um comentario de Anselmo de Cantuária, aquele que tanto influenciou a Igreja no séculoXI. Uma de suas contribuições foi a satisfação expiatória de Cristo, onde ele com grande destreza mostrou como Deus se satisfez em Cristo. Também comentou o referido texto dizendo que Deus ama tanto os homens que viria a terra, independentemente do pecado; Deus queria estar em nosso meio, ser homem, isso já estava previsto e não condicionado a queda. Mas deixou um problema, problema este que criava um dualismo, uma espécie de maniqueísmo, duas forças lutando, as trevas e Deus, onde Cristo paga a Satanás o preço do homem.


Esta Teologia deixava o homem como um ser coadjuvante a briga era entre as trevas e Deus. Mas um Frei brilhante, um dos reformadores nos presenteou com a Teologia da Cruz, Martin Lutero, que nos mostra a glória de Deus. No texto de IICor5:19 relata que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo e não pagando a anjo caido algum, também quitou nossa dívida mas foi com ele mesmo. Nos trouxe a "Alegre Permuta", nos deu sua natureza, sua filiação, somos hoje cidadãos do Céu, filhos do Altíssimo, e levou a nossa natureza humana e caída (Mt8:17).

O escritor Ruben Alves nos fala da Eucaristia invertida, o Deus que se faz criança que se deixa depender, que necessita do leite para sobreviver, que suga o peito para que o liquido branco o nutra e lhe de vida, o suor da mãe, sua vida pela do menino, assim esse menino também em sua vida nos deixará o legado de doação de entrega pelo sacrificio da vida, e aí a humanidade pode saber quem é o Autor, e como Ele nos quer bem, tão grande e tão simples, tão sábio e tão menino, Deus que quer estar conosco, em sua eternidade desejou e veio, veio para nos dar o que é seu e levar nossa miséria. Deus que é apaixonado por mim e por você.


Creia, Ele é o Deus conosco, veja o que Ele fez por você e saiba que nada nem ninguem poderá separá-lo do Amor de Deus que esta em Jesus Cristo nosso Senhor (Rom 8:38).
.
* O autor é membro da Igreja Evangélica Manain, Evangelista, e líder do grupo de jovens da igreja.