Outra Reflexão sobre a Quaresma.

Por Carlos Seino.


Estamos no período do calendário cristão denominado de “Quaresma”. Não irei entrar em detalhes teóricos sobre este tema, pois ele já foi magistralmente tratado pelo meu amigo Confrade Paulo, que bem enfatizou, é um tempo de conversão e penitênica.

Lutero já havia ensinado os seus seguidores que “toda a vida do cristão é uma vida de penitência”, e de que devemos nos arrepender todos os dias de nossos pecados, e sempre fazer a análise de nossas vidas à luz da vida de Cristo. Com tantas “luzes” por aí, talvez sejam bem poucos que meditem diariamente na vida e nos ensinamentos de nosso Senhor.

De qualquer modo, e tendo em vista o período do calendário pelo qual passamos, convido, mesmo os que não seguem a risca o calendário cristão (maioria esmagadora dos evangélicos brasileiros) a fazermos a seguinte reflexão.

Em meu dia a dia, que é bastante movimentado, vejo que é comum as pessoas se lamentarem por algum fato de suas próprias vidas, seja no emprego, seja no casamento, seja no ministério, seja nas relações de amizade, seja na faculdade, enfim, seja em qualquer área da existência.

Entretanto, me ocorre que, de modo geral, estamos hoje exatamente no local em que escolhemos estar um dia. Estamos apenas colhendo as conseqüências, boas ou ruins, das decisões que tomamos no passado. Se o casamento não vai bem, se o ministério não anda, se o emprego é ruim, pense bem até que ponto eu e você somos responsáveis por isso.

Ocorre que nós fazemos geralmente ao contrário. Buscamos alguém para colocar a culpa de nossos aparentes fracassos. Ou é o cônjuge, o padre, o pastor, o chefe, o empregador, enfim, buscamos um bode expiatório. Entretanto, será que estamos de fato preparados para aceitarmos a nossa própria culpa em todo este processo?

A quaresma, neste sentido, é o período que nos convida a fazemos uma meditação sobre nossas vidas à luz da vida de Cristo, e fazermos um “ajuste” em nossa caminhada. Talvez seja o momento de se retirar um pouco do movimento extremo da vida, de se recolher em solidão, ou com poucos amigos, de se desafiar a viver como Cristo viveu, a eliminar de nossas vidas aquele movimento de morte (pecados) que tenhamos cometido. Não adianta reclamar, colocar a culpa em outro, julgar o nosso próximo, pois isto não resolverá os nossos problemas.

Mas alguém pode perguntar: e se a culpa de eu estar assim é realmente do outro? Ora, o evangelho responde: perdoa, perdoa e perdoa. A radicalidade da mensagem do evangelho é justamente de que nossa suficiência deve estar em Cristo, a fonte de nossa vida, e não naquilo que nosso próximo faz ou deixa de fazer em favor ou desfavor de nós mesmos.

Conversando esta semana com alguns amigos que praticam religiões mais animistas, os ouvi atentamente no que diz respeito a sua prática de vida. Para se “descarregarem”, por exemplo, colocam sal grosso atrás da porta, e depois precisam trocar aquele sal todos os dias. Tomam “passe” todas as semanas, inclusive seus filhos, além de terem uma série de outras práticas que considero “mágicas”, por assim dizer. Não sou eu que vou questionar o valor ou não de tais práticas, mas o que percebo é que as pessoas estão atrás de soluções rápidas, mágicas, instantâneas para a solução de seus problemas; poucos querem fazer uma profunda reflexão sobre si mesmos, poucos querem pensar mesmo. Aí, vale tudo, tudo é bonito e exótico, menos a mensagem do radical arrependimento (metanóia) que nos é proposto pelo evangelho.

Não há soluções mágicas. Não há soluções fáceis, sem sofrimentos. Não há mudança sem renúncia, sem arrependimento. Não tem mecânica, ritual, mandinga, nada que dê jeito. Cada um que se considera cristão deve se analisar a luz da vida de Cristo e de seus ensinamentos, a fazer uma reflexão sobre sua própria vida, a para de colocar a culpa no outro, na situação, no emprego, etc, abandonar a murmuração o julgamento, e viver a vida dos justos de Deus, que buscam cada vez mais conformarem sua vida e seus pensamentos á luz do Espírito de nosso Senhor.

Comentários

  1. Realmente a tendência do ser humano é buscar soluções fáceis. Infelizmente a maioria dos cristãos estão neste grupo. Agindo assim, de certa forma imitamos os judeus que desprezaram o seu Rei, Cristo. "Este rei não é absolutamente nada do que estávamos esperando; é demasiadamente humilde e não resolverá as coisas com a rapidez que queremos, nem tampouco demonstrou poder político." Também nós reclamamos: "Deus não me abençoou como eu pensava, não me livrou de muitas angústias, não protegeu minha família e amigos como eu queria." E esquecemos que o sofrimento de Cristo foi muito maior que o nosso. Quando Ele gritou em agonia: "Deus meu, por quê me desamparaste?" A resposta somos nós. Por nossa causa, Deus entregou Seu Filho à morte. O Plano maior de Deus não é nos fazer felizes e totalmente livres do sofrimento, mas sim a salvação eterna das nossas almas!
    Alex Iasulaitis

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Alex, pelo comentário.

    De fato, boa parte dos cristãos também estão neste grupo. Que Deus nos dê misericórdia e paciência para discernirmos a nossa caminhada.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"