Carta ao Consulado Geral da Índia em São Paulo

Dr. B. S. Prakash
Excelentíssimo Embaixador da Índia
Brasília, DF
Brasil

cc.: Sr. Krishan Kumar - Deputado Chefe da Missão
Consulado Geral da Índia, São Paulo, SP

A Índia é a maior democracia no mundo e essa nação tem uma longa história de harmonia e paz entre os grupos minoritários. Por essa razão, estou chocado com as notícias sobre o assassinato do swami Laxmanananda Saraswati e de mais quatro pessoas em 23 de agosto de 2008 no Estado de Orissa.

Segundo notícias, as conseqüências das mortes têm sido muito piores. Pelo menos 20 mortes foram confirmadas em mais de 114 incidentes espalhados em todo o Estado. Isso é mais impressionante porque a mesma região foi cenário de grande violência gerada por motivações religiosas em dezembro do ano passado.

Algumas pessoas estão acusando maoístas de matar o swami, mas representantes hindus dizem que os cristãos são os culpados. Isto afetou seriamente o relacionamento já instável entre hindus e cristãos na região.

Assim, venho pedir uma reação urgente de governo indiano, para o fim da violência e restauração da paz e da estabilidade na região o quanto antes, protegendo a minoria cristã em Orissa. Inequivocamente essa é uma responsabilidade conjunta do Governo Federal, das autoridades estaduais e das lideranças locais, com a co-responsabilidade de líderes religiosos locais.

Peço também que o governo do país representado por V. Excelência tome concomitantemente outras medidas urgentes, quais sejam:

• A indicação de uma Agência de Investigação internacional independente para averiguar o caso de forma apropriada e imparcial;
• A disponibilização de forças militares, em número adequado diante das graves ameaças, em todas as áreas afetadas, para prevenir mais violência.

Baseado no resultado dessa Agência de Investigação, os culpados devem ser processados e julgados pelo crime de incitação e promoção da violência, e as vítimas adequadamente indenizadas pelas perdas e danos sofridos, e tenham garantias legais de proteção contra toda e qualquer forma de retaliação.

Conte, Excelência, com as minhas orações em favor de uma rápida restauração da paz e da estabilidade na região, bem como em favor das autoridades envolvidas, para que tenham Sabedoria na condução de todo o processo. Oro a DEUS pela paz na Índia e pela prosperidade de todos os indianos.

Na certeza de poder contar com o espírito de justiça e a boa vontade do governo indiano, firmo-me muito

Atenciosamente,

J. S. Monteiro Fortes
Advogado
OAB - 72126
São Paulo, SP - Brasil

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"