170 mil devem visitar Aparecida (SP) neste domingo

Em comemoração pelo dia de Nossa Senhora Aparecida a cidade de Aparecida (167 km de São Paulo) deve receber neste domingo (12) cerca de 170 mil pessoas para prestarem homenagem a padroeira do Brasil[1].

Comentário: esta será uma eterna discussão entre católicos e evangélicos. Os herdeiros da Reforma Protestante entendem ser um erro este tipo de homenagem a Maria, visto que esta, nestas ocasiões ela parece deixar de ser uma importante pessoa da história de Jesus (talvez até a mais importante) para se tornar alguém merecedora de um culto a parte. Por mais que as vozes mais cultas do catolicismo tentem negar, fato é que, na prática, é isso que parece ocorrer.

Por outro lado, os protestantes entendem que todo ato de culto, veneração, adoração, devem ser prestados somente a Deus (no caso cristão, a Santíssima Trindade) e nunca a outro, por mais importante que tenha sido (para o protestantismo, não faz sentido tais diferenciações entre dulia, hiperdulia e latria). Entendem os evangélicos que o próprio Jesus, nos evangelhos, determinou que as orações fossem feitas para o Pai, no nome dele (João 16:23) e que não se deve requerer de um cristão nenhuma prática que provavelmente não teria sido imitada ou feita por algum dos apóstolos, ainda mais se conhecendo a origem judaica dos primeiros seguidores de Cristo.

Controvérsias a parte, fato é que, devemos o respeito constitucional a toda e qualquer forma de culto e expressão religiosa. Claro que há outros autores neste blog, inclusive católicos, que terão um posicionamento completamente diferente do aqui exposto. De qualquer modo, é por causa destas e outras controvérsias acerca deste tema que os evangélicos preferem que se refiram a Aparecida como padroeira dos católicos do Brasil, e não padroeira do Brasil (como a mídia aparentemente tendenciosa tende sempre a divulgar), pois o país não é só formado por católicos romanos.

[1] http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u455120.shtml acessado em 12/10/2008, 05:07 h

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"