Indicação Bibliográfica: Rios de Água Viva


Olá, amigos.

Estou lendo atualmente (e confesso, gostando muito), o livro “Rios de Água Viva – práticas essenciais das seis grandes tradições da espiritualidade cristã”, do autor Richard Foster (o mesmo que escreveu o famoso “Celebração da Disciplina”).

O autor, nesta obra lançada pela Editora Vida, trata do que considera seis tradições na questão da espiritualidade cristã: A tradição contemplativa, a de santidade, a carismática, a da justiça social, a evangelical e a sacramental.

O que muito me agrada em Richard Foster, que é de confissão protestante, é o fato dele ser um autor que dialoga com as mais diversas tradições cristãs de todos os tempos. Ele cita, com grande conhecimento, desde autores ortodoxos a católico romanos, além, é claro, de evangélicos. Faz parte daquele time de autores que, de algum modo, entende que, pela via “mística”, podemos dialogar uns com os outros. Para cada tradição que ele comenta, ele cita o exemplo de um paradigma bíblico, bem como de um paradigma histórico. Quando trata da tradição contemplativa, por exemplo, cita a “Vida de Antônio”, escrita por Atanásio, e, como paradigma bíblico desta via contemplativa, cita o apóstolo João.

O pensar teológico, muitas vezes, se torna tão árido, principalmente aqui no mundo ocidental, que vale a pena buscarmos fontes um pouco mais doces para a nossa devoção, por isso, insisto em indicar autores protestantes, como Richard Foster, que procuram explorar esta questão da espiritualidade cristã, um tema realmente maravilhoso de se estudar.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

A impressionante biografia de William MacDonald

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"