Postagens

Mostrando postagens de maio, 2008

AMOR E CASAMENTO

"O QUE DEUS UNIU" Gustave Thibon Capítulo III : AMOR E CASAMENTO A ESCOLHA Não pretendo ensinar aqui a arte de escolher cônjuge, tal como outros se gabam de ensinar a arte de se defender na rua ou de ganhar na bolsa. Não tenho receitas práticas para este fim. Um casamento (e refiro-me às uniões mais refletidas) está condicionado por tantos acasos (acasos de situações, de encontros, de fortuna, de sentimentos etc.) que seria ridículo ingressar nestes domínios armado de regras matemáticas. De resto, a escolha humana está rodeada de uma tal obscuridade que aquele que tenha a pretensão de fazer uma escolha definitiva, aquele a quem paralisa uma idéia excessivamente precisa da «alma gêmea» se arrisca bastante, ou a nunca mais se casar, ou a fazer uma escolha absurda, uma dessas escolhas «que nunca se poderia imaginar» como diz La Fontaine, como a experiência nos revela todos os dias. «Em toda a parte tenho conhecido compradores cautelosos ― escreve, não sem um certo exagero, Fred

Otimismo e pessimismo, podem mudar o mundo?

Por Gederson Falcometa Zagnoli Pinheiro de Faria O otimista e o pessimista juntos são o reflexo exato do transtorno bipolar. Aquela doença grave em que que o enfermo experimenta momentos de euforia (Otimismo) e de melancolia (Tristeza). Tanto o otimismo quanto o pessimismo são ersatz da virtude da esperança e da vicitude da desesperança. A pergunta essencial que devem fazer, é a velha pergunta de Hamlet: "Ser ou não ser ? Eis a questão!" Podemos dizer que, se "eu sou", posso tanto ter a esperança quanto a desesperança. Ambas residem em mim, isto é inegável, o que determina a sobreposição de uma sobre a outra é a realidade. Deste modo, elas não afetam o meu ser. No entanto se sou absolutamente esperançoso ou absolutamente desesperançoso, só posso ser otimista ou pessimista. E isto afeta o meu ser, pois não sou a esperança e muito menos a desesperança para viver de ersatz. Complicando a resposta, devo lembrar que Santo Agostinho ensinava: "Se me engano, eu sou, a

ANTICRISTO

ANTICRISTO Instrução pastoral do Cardeal Pio - Quaresma 1863 Anticristo, o que nega que Jesus seja Deus; anticristo, o que nega que Jesus seja homem; anticristo, o que nega que Jesus seja homem e Deus ao mesmo tempo. Um anticristo, nos diz São João, nega o Pai, pois negando o Pai nega o Filho: Hic est antichristus qui negat Patrem et filium (I Jo. 2, 22). De fato, não há anticristianismo mais radical do que aquele que nega a divindade em sua raiz, em seu princípio. Como o Cristo seria Deus se Deus não existisse? Ora, negar o ser divino, a substância divina, a personalidade divina e introduzir não sei que outra teodicéia é prova de que suprimem a realidade, substituindo-a por abstrações e sonhos que flutuam entre o ateísmo e o panteísmo ou que não têm sentido algum. Eis o sistema capital da atual situação intelectual; eis o ensinamento que enche os livros e inspira as lições de toda uma escola, abundante e poderosa. Diante de tais doutrinas, “só tenho uma coisa a dizer-vos: cuidado com

A finalidade dos sacramentos e da prece.

Por Domingos Pardal Braz Uma das mazelas de nossa condição humana é abusar de tudo quanto é bom e pelo abuso converter o bem em mal. Inverter a ordem divina e utilizar-se pessimamente das coisas santas, profanando-as. Sabendo que haveria de abandonar corporalmente este mundo e passar a outra esfera Nosso abençoado Salvador e Mestre achou por bem relacionar a ministração de sua divina graça a alguns sinais sensiveis. Assim, como sua personalidade divina foi sucedida pela personalidade do Consolador seu vigário, sua natureza humana, sacramento de nossa restauração, foi substituida por sete ritos visiveis aos quais os teóforos apóstolos deram o nome de mistérios e que os latinos traduziram por sacramentos. Cada um destes sinais produtores da graça divina está diretamente relacionado com im mistério de Nossa elevação e com uma faze de nossa peregrinação terrestre. Tal a incomensurável sabedoria de nosso bom pedagogo. O Batismo tem sua origem na água que brotou do lado do Senhor ao ser aber

A oração do Senhor.

Por Domingos Pardal Braz Alguns estão persuadidos de que a oração suprema é aquela que brota do fundo do coração e que não pode ser consignada em fórmulas. Certamente que a oração suprema é aquela que brotou do fundo do coração do Salvador, vaso repleto do Espírito Santo, quando seus apóstolos lhe perguntaram: Mestre como devemos orar? Ao invés de dizer a cada um que orasse conforme os impulsos de seu coração o divino Mestre quiz que eles e nós orassemos conforme os impulsos divinos de seu coração, e por isso disse: Orai assim! Como quem diz: orai comigo, orai como eu oro, imitai o meu modo de orar... pois se orardes conforme vossos pensamentos orareis como homens, mas, se orardes como eu oro então orareis como ora a natureza humana de vosso Deus e orareis divinamente. Aquele que vem do céu sabe o que os céus desejam ouvir e fala conforme a linguagem do céu, por isso orai: PAI - Pai porque gerou um Filho igualmente divino. "Como orvalho antes da aurora eu te gerei." Pai é um

Profaníssima Trindade

Por Gederson Falcometa Zagnoli Pinheiro de Faria 'Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.' Ef 4,5 Miraculosamente a grande maioria dos ramos do cristianismo, em nosso tempo, promovem o casamento entre a fé e o mundo. Evidentemente ao promover esta união, eles demonstram na teoria e na prática à apostasia. A partir do momento que se pretende casar a fé com o mundo, à Igreja torna-se o corpo do homem, isto é, a própia humanidade. Muitos ignoram que este casamento necessariamente coloca em cena uma nova trindade, profana e inimiga de DEUS, ela sacraliza o mundo e absorve para si todos os atributos que "anteriormente" eram propriedade Dele. Tudo isto graças a Nova Teologia Católica (Modernismo) e a teologia liberal protestante. Onde sem sombra de dúvidas, podemos dizer que o mundo aparece como DEUS Pai, a matéria como DEUS Filho e a Evolução como DEUS Espírito Santo. É desta trindade que nasce o ateísmo e o relativismo que imperam e destroem o Ocidente. Também é dela