Homenagem



Esta é uma homenagem a minha amiga e irmã em Cristo Carmen Cawano, que foi ordenada a mais nova Diácona da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil no dia 28 de fevereiro último.






A ordem diaconal é uma das três ordens da Igreja Anglicana (e de todas as igrejas ditas católicas, ou episcopais, ou seja, que seguem o modelo de governo do cristianismo primitivo, dito ortodoxo, principalmente a partir de Inácio). Entretanto, somente a Igreja Anglicana, entre estas, ordena mulheres (e, na minha opinião, ganham com isso, malgrado não poucas vozes em contrário). É bom saber que, com a decisão de ordenar mulheres, a comunhão anglicana ficou ainda mais distante de ter suas ordens reconhecidas tanto por Católicos Romanos, quanto por Ortodoxos.

De qualquer modo, fico muitíssimo feliz pela minha amiga, que, além de cientista com formação internacional, também se formou em teologia, e, agora, mais do que nunca, servirá a este ramo tão antigo e importante da cristandade.

Comentários

  1. Simpatizo com o anglicanismo por ter permitido que as mulheres também possam receber as ordens sagradas.

    Comporta uma regeição aos preconceitos judaicos mantidos ainda hoje pela Cristandade. Sob esse aspecto é louvavel.

    Cristo é redentor de todos: homens e mulheres e se se encarnou como homem foi apenas por uma questão funcional, para exercer seu ministério confortavelmente.

    Naquele contexto um Cristo feminino não seria levado a sério.

    É uma concepção profunda.

    Aplaudo o anglicanismo por isso, por sua telogia anti judaizante, por sua compatibilidade com a ciência e as formas seculares de governo.

    Sendo nossa fé a mesma eu mesmo frequetaria o anglicanismo com a condição de que o rito oficiado fosse o velho Sarun, voltado para o altar e cantado com toda aquela solenidade que caracteriza a litúrgia ortodoxa.

    Sem embargo, para a ortodoxia, tal permissão engendraria questões bastante complexas: como uma mulher haveria de cantar a missa? (o canto não pode ser abolido ou alterado)usaria ela barba postiça?
    como seriam seus paramentos?

    Surgiriam um grande numero de dificuldades práticas, mas creio que devemos aborda-las e discuti-las já. Talvez o anglicanismo esteja com o pé no futuro e tenha muito a nos ensinar a esse respeito.

    Espero que a amiga de meu amigo seja uma excelente diaconiza, preocupada acima de tudo com servir as mesas dos pobres, alimentando-os e servindo-os em Cristo.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Olá, Domingos.

    O pároco lá da Paróquia de Todos os Santos, em São Vicente, vez por outra realiza a missa voltado de frente para o altar; mas não sei dizer se é totalmente o rito de Sarum.

    Entretanto, conheço a comunhão anglicana aqui em SP e não há nada que impediria que tal rito fosse utilizado, pelo menos em algumas ocasiões. Seria tudo uma questão de educar o povo nestas questões. Acho que, talvez, não tenha surgido ninguém com a ousadia de fazê-lo!

    Quem sabe, um dia, você possa ser um destes?

    Quando leio seus escritos, em certo sentido, tenho a impressão de que tens muito em comum com o anglicanismo, principalmente com sua ala católica, e com a teologia moral muito mais próxima da liberal, que, em certo sentido, é a forma de ser anglicana da província brasileira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

A impressionante biografia de William MacDonald

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"