MARASCHIN: 1929-2009


Jaci Maraschin nasceu no dia 12 de dezembro de 1929 em Bagé, RS. Estudou regência musical e o pré-teológico no Instituto José Manuel da Conceição, em Jandira, São Paulo.


Em 1951 ingressou no Seminário Teológico de Porto Alegre tendo concluído o curso de teologia em 30 de novembro de 1953, data de sua ordenação diaconal.E, em 2 de agosto de 1954, seria ordenado ao presbiterado.


Cursou Filosofia (bacharelado e licenciatura), USP, SP e Teologia (bacharelado - Porto Alegre, mestrado - Nova Iorque, e doutorado - Estrasburgo).


Algumas das obras publicadas:


MÚSICA: O novo canto da terra; A celebração da Vida; Brazilian Songs of Worship; A canção do Senhor em terra brasileira;


TEOLOGIA: O espelho e a transparência; Igreja a gente vive; e A beleza da Santidade.


POEMAS: Rastro de São Mateus. Foi membro da Comissão de Liturgia e Música da 7ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas, Canberra, Austrália, 1991.


E, diversas traduções.


Foi co-fundador do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.


Foi co-fundador e professor Seminário, Instituto Anglicano de Estudos Teológicos- IAET, núcleo complementar de estudos de disciplinas anglicanas para estudantes de teologia que se preparam para receber o grau de bacharel em Teologia.


Coordenou os Simpósios Anglicanos do IAET 2004-2007. Proferiu várias comunicações: 1. Identidade e Missão (2004); 2. Formas pós-modernas de expressão estética (2004); Liturgia e estética: diversidade e poder (2004); Metodologia Teológica Anglicana (2006), entre outras.


Fundou e foi um dos principais líderes da Comunidade da Libertação em São Paulo, SP.


Colaborou pastoralmente em diversas comunidades da DASP: Paróquia de Todos os Santos, Paróquia de São João, Missão da Santa Cruz, Missão de Santo André (Campinas).


Em 2004, o Centro de Estudos Anglicanos - dedicou-lhe um número em homenagem aos 50 anos de seu Ministério Ordenado. Onde encontra-se a mais completa biografia de nosso querido Mestre e amigo Maraschin.


Faleceu em 29 de junho de 2009. Maraschin deixa esposa Ana Dulce Pithan, filhas: Ana Isabela e Rosa Maria, e quatro netos.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"