O mandamento de Deus sendo ignorado


"Não ajunteis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões penetram e roubam". Se o fazes, é qeu teus olhos são maus, não se fixando unicamente em Deus.



Em relação à maior parte dos mandamentos de Deus, ligados ao coração e à vida, os pagãos da África ou da América se elevam muito mais alto do que os chamados cristãos. Os cristãos os observam (com poucas exceções), mais ou menos como os pagãos. Por exemplo: a generalidade dos naturais da Inglaterra, comumente chamados cristãos são de sobriedade e temperança iguais aos vulgares pagãos das cercanias do cabo da Boa Esperança. Os cristãos holandeses ou franceses são tão humildes e castos como os índicos Choctaw ou Cherokee. Quando se compara o grosso das nações da Europa com o grosso das nações americanas, não é fácil dizer para que lado pende a superioridade. Afinal, os americanos levam escassa vantagem.



Isto não se pode afirmar, todavia, ao mandamento em estudo (o de não ajuntar riquezas). Ai cabe folgadamente aos pagãos a preeminência. O pagão deseja e procura apenas alimento comum com que mata a sua fome e o trapo vulgar com que se cobre - e busca estas coisas somente para as necessidades que se apresenta a cada dia. Nada reserva, nada armazena, a não ser os cereais, que só se colhem numa estação do ano, até sua florescência nova à volta da estação. Assim, os pagãos constante e pontualmente observam o mandamento em debate, embora, não o conheçam. Não ajuntam tesouros na terra, nem fazem provisão de púrpura ou linho fino, de ouro ou prata, que a traça e a ferrugem os consomem e os ladrões penetram e roubam.



Que fazem, entretanto, os cristãos, na observância daquilo que professam receber como um mandamento do altíssimo Deus? Nada, em absoluto; nada em medida alguma; o mesmo que fariam se tal mandamento jamais tivesse sido dado aos homens. Mesmo os bons cristãos considerados por tais outros que são tão bons quanto os primeiros, nenhum apreço dão a este mandamento. Parece até que o mandamento continua oculto em seu grego original, porque nenhuma notícia os homens têm a seu respeito. Em que cidade encontraste um homem entre quinhentos que tenha escrúpulos de amontoar tanto tesouro quanto possa - e amontoar seus bens a medida de sua capacidade? Na verdade alguns existem que quereriam fazer isto sem injustiça: muitos há que não seriam capazes de furtar ou de roubar; alguns não defraudariam o próximo, nem se aproveitariam de sua ignorância ou necessidade. Mas esta é outra questão. Há escrúpulo quanto a maneira de alcançar certos resultados, mas não quanto a coisa em si. Eles não têm escrúpulo de 'ajuntar tesouros na terra', mas de ajuntar pelos meios desonestos.



Mesmo estes homens honestos não obedecem melhor ao mandamento do que o fazem um salteador ou um ladrão. Nunca desejaram obedecer ao mandamento. O mandamento jamais lhes passou pela idéia. Foram educados por seus pais, mestres e amigos cristãos, sem qualquer outro ensino alusivo a ele - a não ser no sentido de o quebrar tão logo e tanto quanto possa, e continuar quebrando-o até o fim da existência.


(Wesley, John. Sermões de Wesley. Sobre o Sermão do Monte. Discurso VIII. Imprensa Metodista. p. 48-49)

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"