sábado, 31 de outubro de 2009

JOHN WYCLIFFE

JOHN WYCLIFFE

(1328-1384)



John Wycliffe é considerado um dos primeiros pré-reformadores. Foi aluno, depois professor em Oxford. Queria uma reforma profunda na Igreja, e encarnava o descontentamento do povo inglês para com Roma.

Ele susntetou que os clérigos deveriam arrecadar bens tão somente para um uso digno; e não para usufruto pessoal. Quando isso fosse feito, tais bens deveriam ser tomados pelo governo civil, e entregues a outro mais digno.

No campo doutrinário, atacou a autoridade do papa. Propôs um retorno à simplicidade do evangelho demonstrada nas Escrituras. Foi o primeiro a traduzir as Escrituras para o Inglês. Se opôs também ao dogma da transubustanciação, ensinando a presença real, porém espiritual de Cristo nos elementos.


Influenciou um grupo de pregadores pobres, que iam por todo país divulgando suas idéias, mas que finalmente foram condenados por Roma à pena de morte. Ocioso dizer que Wycliffe também foi condenado.


Wycliffe tinha muitos simpatizantes, daí, nunca terem conseguido matá-lo. Entretanto, suas idéias foram assimiladas por um não pequeno grupo, tanto de intelectuais, como de camponeses, que aderiam às suas idéias econômicas.

Após alguns anos de sua morte, seu corpo foi desenterrado e queimado, mas suas idéias prevaleceram para sempre.