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Mostrando postagens de março, 2009

Em nome de Cristo: pacifismo sim e guerra não!

b) Se é pecado matar uma só pessoa certamente é pecado matar muitas pessoas. De b concluo: Se o mandamento de Deus proibe que se tire a vida de uma só pessoa e classifica tam ação como pecado e pecado para a morte, com mais razão ainda condena a morte de milhares ou de milhões de pessoas. Se o assassinato de um só é pecado milhões de assassinatos correspondem a milhões de pecados. Não posso tachar um ato humano de mau em si mesmo e sustentar que a multiplicação de tal ato torna-o bom. Mo Ti, filosofo chines que viveu na mesma época que Confúcio já apontava em seus escritos este defeito de lógica que consiste em afirmar que aquele que mata um ou dois é assassino enquanto aquele que mata milhares ou milhões não o é. Porque quando um pobre e plebeu assassina uma, duas ou três pessoas apenas é julgado e executado como criminoso enquanto que o soberado responsável pelo assassinato de um, dois ou três mil cidadãos do pais visinho não o é? Se matar um único ser é vedado pela lei divina, vedad

O Antigo Testamento e a prática da justiça

Por Carlos Seino Nos, os evangélicos, gostamos muito de fundamentar algumas passagens do Antigo Testamento para justificar a nossa práxis, como por exemplo, recolher os dízimos na Igreja. Mas fico a me perguntar se não acabamos por passar de largo de muitas outras passagens, igualmente importantes, e talvez, muito mais relevantes para o nosso contexto. Não desprezo o Antigo Testamento; acho que, em muitos aspectos, ele é um tanto quanto atual; de qualquer modo, não podemos nos furtar em contextualizá-lo devidamente. Este não pretende ser nenhum estudo histórico-exegético do antigo pacto, mas somente uma revisitação devocional de algumas passagens bíblicas. Um texto que estava a ler outro dia é o de Êxodo 22.25: "Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor que impõe juros" Veja, que interessante passagem, desprezada por toda a sociedade dita cristã, qual seja, o de emprestar dinheiro a juros. Pouco entendo sobre a complexi

Construindo uma dimensão social do Cristianismo

Por Domingos Pardal Braz Se disser que podemos construir uma doutrina social Cristã, infinitizando por assim dizer cada precito do Decalogo ou do Evangelho, da mesma forma como construimos uma equação matemática, corro o risco de ser mal interpretado... Pois bem sei que não podemos encarar os atos humanos numa perspectiva matemática ou estritamente exata. Porque cada ato humano é por assim dizer único e especial, distinto de todos os outros no que tange as intenções, circunstâncias, meios, consequências, etc Por isso queremos deixar bem claro que ao construir uma doutrina social Cristã não pretendemos ditar regras ao supremo Juiz ou deslindar os tramites da justiça eterna. Nossa perspectiva não é divina, mas puramente humana, embora tenha em vista captar princípios e valores divinos e conferir-lhe uma dimensão social, tanto mais orgânica quanto mais ampla e abrangente... Nosso objetivo não é determinar aprovações ou reprovações. Só o Sapiíssimo conhece perfeitamente as complexas relaçõ

Teologia moral: aplicando as conjunturas atuais as regras do Decalogo e do derradeiro Sermão.

Por Domingos Pardal Braz Depois de tudo quanto foi dito cumpre fazer uma última indagação: É possivel a construção de uma teologia moral 'infalivel' para além do que esta escrito? Penso que uma tal questão é pertinente tendo em vista a alegação de certas formas religiosas segundo as quais seus pronunciamentos em matéria de moral são infaliveis ou indiscutiveis. Para nós tudo isto não passa de vã pretenssão. Não podemos receber como infalivel decisão alguma ou corpo teologico algum que não faça parte efetiva do Santo Evangelho de Cristo. Regeitamos pois as pretenssões da Igreja Cristã de ser infalivel em matéria de moral, embora sejamos partidários de sua infalibilidade e incorruptibilidade em matéria de fé. A moral Cristã não precisa de interprete. Percebe-mo-la, capta-mo-la e por assim dizer ve-mo-la já nas páginas do Evangelho, já nos sermões dos padres e doutores dos séculos primevos. O fundamentalista que tudo confunde ou não lê o Evangelho (prefere ler Paulo ou o Velho Tes

Divulgação: Conferência Missionária do Estado de São Paulo

Olá, amigos. Faço a divulgação de um evento que reunirá grande parte de grandes representantes do movimento evangelical do Brasil. Recomendo, em muito, que se ouçam homens como Ricardo Bitun, Ariovaldo Ramos, Carlos Queiros, entre muitos outros que estarão presentes neste evento. Além disso, considero que grandes músicos do meio evangélico estarão presente também a tal evento, como o Roberto Diamanso (que, por sua enorme qualidade, não é tão conhecido pela maior parte das pessoas). Um grande abraço a todos! Programação Quarta-feira, 27 de Maio Auditório 1 Auditório 2 Musical 13:00 Banda Ágape Roberto Diamanso Seminário 14:00 Álvaro Trindade Uma Igreja com Crescimento Relevante Jarbas Ferreira Uma Visão Missionária Relevante Seminário 16:00 Taís Machado Uma Igreja Relevante para intelectualidade Valter Ravara Uma Igreja Ecologicamente Relevante Musical 18:30 Roberto Diamanso Banda Ágape Plenária 19:00 Russell Shedd Uma Leitura Bíblica Relevante Plenária 20:30 Ariovaldo Ramos Uma Igreja

O clemente e misericordioso Jesus

Por Domingos Parda Braz B - Jesus acolhe os homosexuais. Possui o Cristianismo nominal diversas chagas como o racismo, machismo, homofobia, sociofobia, etc e precisa ser curado delas para cumprir o propósito a que foi destinado. Uma mula manca não pode lavrar a terra e torna-la fecunda. A Cristandade precisa lançar para fora de sí e repudiar a todos os preconceitos judaicos, precisa para de mancar... Precisa condenar o mal e não a aparência do mal e abraçar o bem e não a aparência do bem. As aparências não servem para nada. Não pretendo de forma alguma analisar os textos vetero-testamentários alusivos a homosexualidade, para mim eles valem tanto quanto os textos vetero testamentários referentes aos animais puros e impuros, a carne de porco, ao sangue, ao vestuario, a barba, etc Ou seja, nada. Não sou judeu ou judaizante sou Cristão e enquanto tal não estou sujeito a qualquer lei civil ou religiosa referente ao povo hebreu... Acabo de ler um artigo no qual se alega que Cristo - sabendo

Centro Educacional Anglicano da DASP pede ajuda para não fechar

Edição do dia Araçatuba ATENDIMENTO Centro para menores infratores pede ajuda Monique Bueno Quarta-feira - 25/03/2009 - 03h01 Araçatuba - A diretoria do Centro Educacional Anglicano se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Ação Social e do Ministério Público para anunciar que a entidade pode fechar, caso não consiga recursos para quitar uma dívida de quase R$ 50 mil. Da reunião, que ocorreu ontem, na Secretaria de Ação Social, participaram o prefeito Cido Sério (PT), o vice, Carlos Hernandes (PDT), e a presidente da Câmara, Edna Flor (PPS). A entidade abriga hoje 12 menores infratores e tem capacidade para 20. Os adolescentes são assistidos por terapeutas e psicólogos, contratados pelo centro, que possui um déficit mensal de R$ 6 mil e necessita de reestruturação técnica para conseguir mais recursos estadual e federal. Atualmente, são repassados R$ 4,5 mil por mês, de dois convênios (estadual e federal). A Prefeitura ajuda com contrapartidas. Mas, segundo o bispo da Dioc

Cristo e os puritanos. O dilema da sexualidade humana.

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Por Domingos Pardal Braz Guiada por seus tenebrosos complexos a Cristandade acabou por encarnar em si a parábola do fariseu e do publicano. De um lado nos deparamos com o santo convencional, alguém sumamente temperante que não se excede no comer, não bebe, não fuma, não traja roupas curtas e sequer fala palavrões... Sexo somente em doses homeopáticas e na posição missionária... nada de Kama sutra ou Marta Suplicy pois tudo isso é coisa do Diabo... Nosso personagem não dança nem rí, gasta quase todo tempo tartamudeando orações e entoando salmos. Aos olhos da Cristandade temos um perfeito santo... Do outro nos deparamos com o pecador, o mundano, o perdido... Ou seja aquele que se excede um pouco no comer, que as vezes se embreaga, que fuma, traja roupas provocantes e fala palavrões. As vezes nosso homem até blasfema... Lê o Kama sutra... transa diariamente... Dança, rí, graceja, etc As vezes recita um Padre Nosso e uma Ave Maria... as vezes seque reza... Aos olhos da Cristandade estamos

Poesias de Fernando Pessoa e a Mensagem de Cristo

Poesias de Fernando Pessoa e a Mensagem de Cristo Fernando Pessoa foi um idealista. Embora seus ideais de vida sejam nacionalistas e não tenham, aparentemente, nada a ver com o Evangelho, ele parece ter bebido da fonte de inspiração cristã para compor alguns de seus mais belos poemas. Só como exemplo, observe as semelhanças existentes entre as frases de Jesus registradas em Marcos 8:34-37 e alguns versos deste admirável poeta. Jesus, dirigindo-se aos que queriam segui-lo, deixou claro que o sacrifício não seria pouco: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34), pois a vida plena e verdadeira só pode ser encontrada através da renúncia da vida mesquinha e rasteira. E Pessoa diz algo semelhante nos célebres versos do poema “Navegar é preciso”: ... Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, Ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha

Homenagem

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Esta é uma homenagem a minha amiga e irmã em Cristo Carmen Cawano, que foi ordenada a mais nova Diácona da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil no dia 28 de fevereiro último. A ordem diaconal é uma das três ordens da Igreja Anglicana (e de todas as igrejas ditas católicas, ou episcopais, ou seja, que seguem o modelo de governo do cristianismo primitivo, dito ortodoxo, principalmente a partir de Inácio). Entretanto, somente a Igreja Anglicana, entre estas, ordena mulheres (e, na minha opinião, ganham com isso, malgrado não poucas vozes em contrário). É bom saber que, com a decisão de ordenar mulheres, a comunhão anglicana ficou ainda mais distante de ter suas ordens reconhecidas tanto por Católicos Romanos, quanto por Ortodoxos. De qualquer modo, fico muitíssimo feliz pela minha amiga, que, além de cientista com formação internacional, também se formou em teologia, e, agora, mais do que nunca, servirá a este ramo tão antigo e importante da cristandade.

O bom travesti

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E perguntaram a Jesus: “Quem é o meu próximo?” E ele lhes contou a seguinte parábola: Voltava para sua casa, de madrugada, caminhando por uma rua escura, um garçom que trabalhara até tarde num restaurante. Ia cansado e triste. A vida de garçom é muito dura, trabalha-se muito e ganha-se pouco. Naquela mesma rua dois assaltantes estavam de tocaia, à espera de uma vítima. Vendo o homem assim tão indefeso saltaram sobre ele com armas na mão e disseram: “Vá passando a carteira”. O garçom não resistiu. Deu-lhes a carteira. Mas o dinheiro era pouco e por isso, por ter tão pouco dinheiro na carteira, os assaltantes o espancaram brutalmente, deixando-o desacordado no chão. Às primeiras horas da manhã passava por aquela mesma rua um padre no seu carro, a caminho da igreja onde celebraria a missa. Vendo aquele homem caído, ele se compadeceu, parou o caro, foi até ele e o consolou com palavras religiosas: “Meu irmão, é assim mesmo. Esse mundo é um vale de lágrimas. Mas console-se: Jesus Cristo sof

O homem perfeito em Cristo.

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Quem é perfeito em Cristo? "Referimo-nos àquele que tem a 'mente de Cristo, que anda 'como Cristo andou', um homem de mãos limpas e coração puro. Por outras palavras, um homem perfeito é limpo de 'toda a impureza, tanto da carne quanto do espírito', em quem não há tropeço, e que, assim não comete pecado. Para esclarecer um pouco mais, entendemos pela expressão escriturística 'um homem perfeito', aquele em quem esta promessa de Deus foi cumprida: 'De todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos vos purificou... Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias (Ezequiel 36.25 e 29). Entendemos por isto, a quem santificou em tudo, 'espírito, alma e corpo', que anda na luz 'como ele está na luz', não há nele treva alguma; e o sangue de Jesus Cristo Seu Filho, o purificou de todo o pecado' (I Jo 1.5 e 7)". Este homem pode testificar a toda a humanidade: 'estou crucificado com Cristo; já não sou eu quem vive, mas Cristo v

Os sete pecados capitais

Por Domingos Pardal Braz Como tivemos a oportunidade de observar tanto Moisés quanto Jesus marcavam o sentido das ações humanas conforme elas repercutiam nas vidas das outras pessoas. Pecados graves ou de morte eram aqueles que causavam danos ou agravos aos semelhantes. Tratava-se pois duma classificação externa de pecados pautada na alteridade. Moisés e Jesus não parecem ter prestado maiores atenções aquele tipo de ação que parece esgotar-se em si mesmo, sem afetar os demais. As outras ações poderiam ser até consideradas como pecados, mas como pecados leves ou veniais que não são capazes de separar aquele que lhos comete de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eram encaradas como simples faltas, a serem gradativamente eliminadas, como veremos mais adiante, mas não como pecados capitais capazes de dar mortes a alma daquele que lhois comete. Entretanto os hebreus não compreenderam Moisés e nivelaram o Decalogo aquela multidão de normas e regulamentos emanados de sua cultura, normas e regulamentos