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Mostrando postagens de julho, 2009

Minha apologia ao bom protestantismo > Corolários

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- Da correta postura do Cristão perante as outras religiões e correntes espirituais I O ser humano parece amar os extremos e ser extremista por natureza. Sempre que possivel endeusa o que lhe convem e sataniza o que lhe desagrada. Pouco humaniza com serenidade de espírito e isenção de ânimo. O Filósofo sem embargo afirmou que os extremos se tocam... Faz-se mistér pois superar os extremismos num continuo esforço dialético. Naquele campo da espiritualidade Cristã pertinente a relação com as demais religiões e credos predominam duas posições extremistas e antagonicas: A um lado temos aquele extremismo grosseiro que encara todas as outras crenças e religiões como inventadas pelo Demônio e seus adeptos todos como réprobos ou condenados as perpétuas chamas do inferno querido. Como fruto desta opinião fanática temos a intolerância religiosa até a violência e a supressão da vida: aqui é o Papa que faz arder Savonarolla, ali é Calvino que faz supliciar Servet, acola é o professor Scops sendo en
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SOBRE A CARIDADE A caridade leva-me a buscar muito mais do que a satisfação dos meus desejos, mesmo se são orientados para o bem alheio. Ela deve, também, fazer de mim um instrumento da Providência divina na vida do meu próximo. Devo convencer-me e me deixar penetrar do sentimento de que, sem o meu amor pelos outros, podeser que não levem a cabo as coisas que Deus teve em vista para eles. A minha vontade deve ser o instrumento da vontade divina, ajudando-os a realizar o seu destino. O meu amor deve ser-lhes o "sacramento" do amor misterioso e infinitamente desinteressado que Deus lhes tem. O meu amor dever ser para eles o ministro, não de qualquer espírito, mas do Espírito Santo. As palavras que lhes falo não devem ser outras senão as de Cristo, que em mim se digna revelar-se a eles. (MERTON, Thomas. "Homem algum é uma ilha". Ed. Verus, p.22-23)
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O QUE TEM IMPORTÃNCIA NA VIDA ? Q ual é o momento mais importante da minha vida? Quem é a pessoa mais importante da minha vida? Qual é a ação mais importante da minha vida? "O momento mais importante da vida é sempre o momento atual". Ele é o único momento que me pertence realmente, com o qual eu vivo e vivencio, com o qual posso começar alguma coisa. "A pessoa mais importante para você é sempre exatamente aquela que está diante de você". Hoje Deus está diante de nós e de cada uma das pessoas, e por este motivo cada pessoa com a qual nos encontramos hoje é, para você e para mim, a pessoa mais importante. A ação mais importate para você é "Fazer algo de bom para a pessoa que está diante de você". Cada pessoa com a qual você se defrontar hoje deve perceber que você é uma boa pessoa. No dia de hoje, cada um dos encontros com pessoas deve tornar-se um encontro frutífero. (ABELN, Reinhard. KNER, Anton. "O que tem importância na vida". Série Espiritual
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O TEÓLOGO, ESSE SUSPEITO... (O teólogo) Em vez de afastar-se de sua situação existencial, incluindo sua preocupação última, ele se volta para ela. Ele se volta para ela, não para fazer uma confissão da mesma, mas para tornar clara a validez universal, a estrutura do "logos", daquilo que o preocupa de forma última. Ele só pode fazer isso em uma atitude de distanciamento de sua situação existencial e em obediência ao "logos" universal. Isso o obriga a ser crítico em relação a toda expressão especial de sua preocupação última. Ele não pode afirmar nenhuma tradição e nenhuma autoridade, exceto através de um "Não" e de um "Sim". E é sempre possível que ele não possa passar do "Não" ao "Sim". Ele não pode unir-se ao coro daqueles que vivem em afirmações inquebrantáveis. Ele deve assumir o risco de ser conduzido além da linha-limítrofe do círculo teológico. Portanto, o crente piedoso e poderoso na igreja suspeita dele, embora vivam

O amor pode aumentar

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O QUE É QUE, APESAR DE REPARTIDO, AINDA ASSIM, AUMENTA? Uma felicidade que procuramos só por nossa causa nunca pode ser encontrada: pois a felicidade que diminui ao ser partilhada não é suficientemente grande para fazer-nos felizes. Existe uma falsa e momentâneea felicidade na satisfação egoísta, mas ela nos leva sempre à tristeza, porque amesquinha e enfraquece o nosso espírito. A verdadeira felicidade encontra-se no amor generoso, no amor que aumenta a medida que é repartido. Não há limite na partilhabilidade do amor, e por isso, a felicidade virtual deste amor é infinita. A lei da vida íntima de Deus é infinita doação. Ele estabeleceu como lei do nosso ser a comunicação de nós mesmos, e assim é que o melhor modo de amar a si mesmo é amar os outros. É na atividade desinteressada que melhor realizamos nossa capacidade de ser e de agir. (MERTON, Thomas. "Homem algum é uma ilha". Verus, p.19) O AMOR
CHEIOS DO ESPÍRITO... Se o cabra hoje não sente um arrepio, não rodopia, não grita, não fala em línguas, etc... Este não pode estar cheio do Espírito Santo... Estamos em um nível de espiritualidade em que esta é medida na mesma proporção em que o sujeito expressa seus dons (ou "dons" ?) carismáticos. Se a pessoa for simplesmente normal, ela não pode estar cheia do Espírito Santo... Se tudo o que ela tiver for uma bondade, preocupação pelos pobres, domíno próprio, simpatia, conhecimento da palavra, hospitalidade, tranquilidade, entre outras coisas... Isso só não prova que ela é cheia do Espírito Santo... Agora se rodopia, grita, prega cantando, fala em línguas... UAU! Estamos vivendo em uma "Disneylândia" espiritual ? (N.T. Wright) Têm aumentado os dons (ou "dons")... Mas será que tem aumentado a bondade no mundo, e a qualidade do nosso cristanismo?

O teólogo e o obreiro

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  (O teólogo) Em vez de afastar-se de sua situação existencial, incluindo sua preocupação última, ele se volta para ela. Ele se volta para ela, não para fazer uma confissão da mesma, mas para tornar clara a validez universal, a estrutura do "logos", daquilo que o preocupa de forma última. Ele só pode fazer isso em uma atitude de distanciamento de sua situação existencial e em obediência ao "logos" universal. Isso o obriga a ser crítico em relação a toda expressão especial de sua preocupação última. Ele não pode afirmar nenhuma tradição e nenhuma autoridade, exceto através de um "Não" e de um "Sim". E é sempre possível que ele não possa passar do "Não" ao "Sim". Ele não pode unir-se ao coro daqueles que vivem em afirmações inquebrantáveis. Ele deve assumir o risco de ser conduzido além da linha-limítrofe do círculo teológico. Portanto, o crente piedoso e poderoso na igreja suspeita dele, embora vivam na dependência do trabalho
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O ESPÍRITO E A IGREJA O Espírito Santo caminha junto com a tarefa da Igreja. Não podemos falar de um sem mencionar o outro. A despeito do entusiasmo surgido nas últimas décadas em relação a novas experiências espirituais, Deus não dá às pessoas o Espírito Santo para que elas desfrutem de uma espécie de "Disneylandia espiritual". É claro que se você estiver abatido e desanimado (ou não), o suave frescor do Espírito Santo irá ajudá-lo a enxergar as coisas de uma perspectiva diferente, e, acima de tudo, proporcionará a você a sensação da presença de Deus ao seu lado, e de seu amor, consolo e alegria. Mas a intenção do Espírito é capacitar os seguidores de Jesus a levar ao mundo as boas novas do Senhor, contar que ele conquistou a vitória sobre as forças do mal e que um novo mundo está surgindo. Devemos contribuir para que isso aconteça. Do mesmo modo, a tarefa da igreja não pode ser realizada sem o Espírito. Às vezes, ouço alguns cristãos dizendo que Deus já realizou sua obra e
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SOBRE MEDITAÇÃO Temos alguma idéia a respeito do significado da oração; mas, o que é meditação? Esta é uma boa pergunta, pois a meditação é uma arte esquecida hoje em dia, e o povo cristão sofre dolorosamente por ignorar sua prática. Meditação é o ato de trazer à mente as várias coisas que se conhece sobre as atividades, os modos, os propósitos e as promessas de Deus; pensar em tudo isso, refletir sobre estas coisas e aplicá-las à própria vida . É a atividade de um pensamento santo, conscienciosamente apresentado diante de Deus, sob os seus olhos, com seu auxílio e como meio de comunicação com Ele. Seu propósito é esclarecer nossa visão mental e espiritual de Deus, e deixar que sua verdade produza um impacto total na mente e no coração do indivíduo. É o modo de falar consigo mesmo a respeito de Deus e de si próprio; é, na realidade, um meio de raciocinar consigo mesmo em ocasiões de dúvida e apreensão até chegar ao claro entendimento do poder e da graça de Deus. Essa meditação nos torn

Os atos secretos em Deus

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"Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua esquerda o que faz a direita; para que tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6.3-4) "Tu, porém, quando orares; entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e eu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6.6) "Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto; com o fim de não parecer aos homens que jejues, e, sim, ao teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6.17-18) Haverá ainda alguma recompensa para os crentes no céu, haja vista tanto marketing e promoção pessoal em nossos dias?
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EU MORRO A SUA MORTE... PARA QUE VOCÊ POSSA VIVER A MINHA VIDA
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SOBRE SUCESSO Conheci alguém que lutou tanto para conseguir uma posição de destaque na sociedade. Estudos e mais estudos. Reuniões e mais reuniões. Família, amigos, todo o resto ficou para trás. Tanta luta para conseguir os próprios objetivos. Há pouco tempo, tal pessoa, em uma posição de destaque, tendo em vista questões políticas, internas, foi demitida de seu cargo. Quando olhou ao seu redor, de fato, via os frutos do seu trabalho, traduzidos em bens e propriedade. Mas ao seu redor, poucos (ou nenhum) amigos, e uma saúde debilitada. Quando se chega ao final da vida, e se olhar para trás, o que realmente terá valido a pena? O que é realmente ser bem sucedido?...
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QUERES TER UM TESOURO NO CÉU? "Vendei os vossos bens e daí esmolas; fazei para vós outros bolsas que não se desgastem, TESOURO INEXTINGUÍVEL NOS CÉUS, onde não chega o ladrão nem a traça o consome, porque onde está o teu tesouro, aí também estará o vosso coração" (Lucas 12.33) Infelizmente, muitos estão mais preocupados em ficar ricos na terra. Não me lembro de encontrar nas palavras de Jesus uma só palavra sobre seus discípulos se tornarem ricos ou milionários. Ora, mas a Bíblia não diz isto e aquilo outro, etc, etc, alguém pode me perguntar... Mas aí eu lhe pergunto: você é discípulo de quem, afinal? De Moisés? De David? De Salomão? De Malaquias? Ou de Cristo e de seus santos apóstolos?
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A BUSCA PELA JUSTIÇA É importante destacar que aqueles que seguem Jesus devem assumir o compromisso de fazer com que a vontade de Deus seja feita "assim na terra como no céu", tal como ele ensinou a orar. Isso significa que a paixão de Deus po justiça deve ser a nossa também. quando os cristãos usam a fé em Jesus como uma maneira de escapar desta exigência e desse desafio, estão abandonando um elemento central de sua própria crença. Aí que está o perigo. (WRIGHT, N. T. "Simplesmente Cristão". Ed. Ultimato, p. 26)

Ainda a teologia da prosperidade

AINDA A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE... E u fico alarmado com o que vejo em muitíssimas igrejas evangélicas com sua mensagem voltada com extrema ênfase para a satisfação dos bens temporais de cada um de seus membros. O ser humano não serve mais AO evangelho, mas sim, DO evangelho. O Cristo crucificado, aquele que não tinha onde "reclinar a cabeça" (Mateus 8.20), este continua muito impopular para ser seguido. O apóstolo que ensina os discípulos "o contentamento com as coisas que se tem" (Hb 13,5), seria detestado por alguns modernos teólogos da prosperidade, talvez chamado de preguiçoso acomodado. O mestre que diz "ao homem de condição humilde se gloriar em sua dignidade e o rico em sua insignificância" (Tiago 1.9-10) certamente seria considerado um atrasado, quem sabe até considerado um comunista. Dificilmente um rico entrará no reino dos céus. Por maiores que sejam os sofismas que se usam para ludibriar tal fala, este permanece ser um ensino do nosso mestre.
SERENIDADE A serenidade nasce lá onde uma pessoa se abstém de muita coisa que poderia fazer. Ela sai de si mesma, assim como alguém sai da sala. E pode confiar-se ao chão firme sobre o qual então está: a bondade e a sabedoria de Deus. E assim encontra no chão daquilo que é confiável a serenidade da qual falaram os sábios de todos os tempos. A serenidade é uma espécie de presença de espírito continuada; a presença do Espírito de Deus em nós. É bom humor constante. Quando se trata da serenidade de um cristão, recebe sua força de sua esperança, de sua certeza e sobretudo, de sua modéstia. (ZINK, Jörg. As fontes da serenidade. Ed. Vozes, p. 84)

Coração de incredulidade

“jamais aconteça haver em qualquer um de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo” (Hebreus 3.12) S egundo as Escrituras, nós nos mantemos unidos a Cristo pela fé, pela confiança que nele depositamos. A incredulidade que é o fruto de nossa perversidade é aquela que nos afasta desta confiança, desta fé em Cristo. O texto, neste caso, é dirigido a cristãos, e não a incrédulos, ou seja, é dirigido àqueles que, em algum momento de sua vida já exerceram a fé em Cristo, e experimentaram o que significa ter esta confiança em Deus. Isto significa que todos os cristãos que, por incredulidade, afastaram-se desta confiança para com Cristo, tornaram seus corações perversos, ou seja, pervertidos. Não significa que se tornaram perversos no sentido popular do termo, mas sim que se tornaram frios, indiferentes, sem amor. Podem até manter um padrão de conduta aceitável diante da sociedade (pelo menos, aparentemente), mas seus corações se tornaram endurecidos. O coração de incre

A nova (e falsa) cruz

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"A nova cruz encoraja uma abordagem evangelística nova e por completo diferente. O evangelista não exige a renúncia da verlha vida antes que a possa ser recebida. Ele não prega contrastes mas semelhanças. Busca a chave para o interesse do publico, mostrando que o cristianismo não faz exigências desagradáveis; mas, pelo contrário, oferece a mesma coisa que o mundo, somente num plano superior. O que quer que o mundo pecador esteja idolizando no momento, é mostrado como sendo exatamente aquilo que o evangelho oferece, sendo que o produto religioso é melhor". "A nova cruz não mata o pecador, mas dá-lhe nova direção. Ela o faz engrenar num modo de vida mais limpo e agradável, resguardando o seu respeito próprio. Para o arrogante ela diz: "Venha e mostre-se arrogante a favor de Cristo"; e declara ao egoísta: "Venha e vanglorie-se no Senhor". Para o que busca emoções, chama: "Venha e goze da emoção da fraternidade cristã". A mensagem de Cristo é ma

Do contentamento com as coisas simples

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  “...tendo sustento e como o que nos vestir, estejamos contentes” (1 Timóteo 6.6) Hoje, ensina-se totalmente o contrário para os crentes. Quem tem somente o que comer e o que vestir é ensinado a ficar muito infeliz, um desamparado. A se sentir um triste e fracassado. Ensina-se a não se contentar com nada, nem com a roupa que se tem, com a casa que se tem, com o carro, com a igreja que se frequenta, etc. Nunca se está contente com nada. Envenena-se o povo com o desejo daquelas coisas que nosso Senhor e os apóstolos ensinaram que dificultam ainda mais a entrada no Reino de Cristo e de Deus. Os que são de Cristo usam deste mundo, mas conscientes que sua aparência passa, daí, não colocarem em tais coisas o próprio coração. O cristão que for contente com o mínimo e necessário é a pessoa que, certamente, esta preparada para receber ainda mais da parte do Senhor. Mas há os que, não importa o quanto recebem, estão sempre descontentes. Estes já vivem o inferno dentro de si, são canais secos,

Viver é melhor que discutir

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VIVER É MELHOR QUE DISCUTIR Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamação, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida, e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro (1 Timóteo 6.4-5). Muito mais importante do que falar, discutir e debater, é viver, é ser. E viver segundo as palavras de Cristo. Há muitos que nada são, mas gostam de chamar a atenção sobre si, por causa de questões de contenda, doutrinas sem fim. Antes de qualquer debate teológico, o mais importante é a busca por conformar-se toda a vida às sãs palavras do nosso Senhor Jesus Cristo. Muitos homens na igreja querem demonstrar superioridade intelectual sobre os demais, em uma espécie de orgulho vão. Nada mais deplorável do que a disputa e contenda de palavras entre os irmãos.

Olhos simples

Por Carlos Seino "Mesmo depois que Deus abriu os olhos de nosso entendimento, e algo buscarmos ou desejarmos fora de Deus, como se obscurece desde logo nosso estulto coração! Então, outra vez descem as névoas sobre nossas almas. Dúvidas e trevas outra vez nos assaltam. Balançamo-nos em evanços e recuos e não sabemos que fazer, ou qual a estrada que devemos seguir". "Mas se teus olhos forem maus, todo o teu corpo ficará às escura". "Se teus olhos forem maus": vemos que não há meio termo entre olhos simples e olhos maus. Se teus olhos não forem simples, então eles serão maus. Se a intenção em tudo que fizermos não for unicamente para Deus, se outra coisa buscarmos alhures, então nossa mente e nossa consciência se acham poluídas". (WESLEY, Jonh. Sermão XXVIII. Sobre o Sermão do Monte in Sermões de Wesley. 2º volume. Imprensa Metodista, p. 46) Wesley pregou e viveu, segundo os seus biógrafos, a doutrina da santificação total do cristão, qual seja, a total
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"Quem quiser, pois, compreender e saborear toda a plenitude das palavras de Cristo, deve esforçar-se em conformar com Ele toda a própria vida". "Na verdade, não são palavras sublimes que fazem o homem santo e justo; é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus". "Prefiro sentir compunção a saber-lhe a definição". "O espírito puro, singelo e constante não se distrai no meio das múltiplas ocupações porque faz tudo para honra de Deus, sem buscar coisa alguma do seu próprio interesses. Que mais te embaraça e perturba, do que os teus imortificados afetos do coração"? "Oh, se se empregasse tanta diligência em extirpar vícios e implantar virtudes como em agitar questões, não haveria tantos males e escândalos no povo..." "Em resistir, pois, às paixões, se acha a verdadeira paz do coração, e não em seguí-las" (trechos da obra "Imitação de Cristo", de Tomás de Kempis )

As Riquezas segundo João Crisóstomo

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AS RIQUEZAS, SEGUNDO SÃO JOÃO CRISÓSTOMO Diz-me de onde vem tua riqueza? De quem a recebeste? E aquele de quem ele a herdou? Do avô, dirse-à, do pai. Será que poderias, remontando às gerações, provar que esta posse é justa? Não poderias comprová-lo porque sua origem e raiz estão necessariamente associadas a uma injustiça qualquer. Por quê? Porque Deus, no começo, não criou, de um lado, ricos, e do outro, pobres... Ele deu a mesma terra a todos. Como é que se explica que, sendo a terra comum a todos, tu possuis uma tão grande quantidade de hectares, enquanto seu vizinho nem sequer possui um punhado? 'Foi meu pai', dizes tu, 'que me transmitiu tudo isso'. - E ele, de quem recebeu esta terra? -'De seus antepassados'. Mas se recuar bem atrás, vamos encontrar necessariamente a origem.... Quando alguém tenta apoderar-se de um bem para torná-lo seu, então, surgem as brigas, como se a própria natureza se indignasse pelo fato de que - enquanto Deus nos reúne os homens de

A amizade, segundo João Cassiano

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Este homem de Deus que viveu em meados do século IV, e teve grande contato com homens como Evágrio Pôntico, João Crisóstomo e Leão Magno, tinha na amizade uma das mais belas experiências da vida cristã, deixando-nos consignado alguns princípios quanto a este assunto que vale a pena serem meditados : 1) a amizade é um bem tão precioso que deve ser preferido a qualquer bem material. A amizade entre as pessoas não será duradoura se cada qual preferir seu conforto, suas riquezas ou sua saúde à felicidade do outro. A posse ou a apropriação de bens materiais pode ser um obstáculo ao bom entendimento. A regra poderia ser a seguinte: “tudo o que é meu é teu”, e nunca “tudo o que é teu é meu”, a não ser que me faças dom ou compartilhes o que te pertence. 2) Nunca impor a sua vontade Entre amigos, em vez de formulações do tipo “você deve” ou “está obrigado a”, são utilizadas expressões como “se você deseja”, “se você puder”. 3) Tudo o que é útil e necessário deve ceder lugar ao amor e a paz A ún

Leitura Eclética

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"Temos observado que a pobreza da cristandade hoje requer recursos de todos os vinte séculos de tradições espirituais, sejam eles ortodoxos, católicos ou protestantes. Teríamos então necessidade de sermos hesitantes quanto a receber uma enorme variedade católica de experiência que outros santos de Deus experimentaram através dos séculos de culturas da humanidade? Na verdade, aqueles que experimentaram maiores riquezas da graça de Deus são os que mais têm condições de serem ecléticos em suas leituras espirituais. É isso que eles podem fazer sem perder de modo algum a firmeza de fé e de doutrina, nem serem descuidados quanto à verdade essencial do evangelho".   (James M. Houston, in "Um guia para a leitura devocional", apêndice da obra "Cristianismo Verdadeiro", de William Wilbeforce, da Editora Palavra, p. 179) É possível que muitos não aceitem tal palavra, mas a verdade é que, na tradição mística do cristianismo podemos encontrar muita coisa em comum nas m

A triste história do Rei Asa

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"E não houve guerra até o trigésimo ano do reinado de Asa" (II Crônicas 15.19) A passagem diz respeito ao reinado do rei Asa, em Judá. Segundo as Escrituras, ele serviu fielmente a Deus durante trinta e cinco anos do seu reinado. Ele removeu altares estranhos (14.3), mandou que Judá buscasse ao Senhor (14.4), removeu os altos (14.5), edificou cidades (14.7), venceu batalhas em nome do Senhor (14.11). Foi tão sério em sua obediência que não vacilou em depor a própria mãe quando esta caiu em idolatria (15.16). Entretanto, no trigésimo sexto ano de seu reinado, para se livrar da opressão de Israel, tirou tesouros da casa do Senhor e fez aliança com o rei da Síria, para que esta, por sua vez, rompesse com Israel, bem como atacasse a antiga aliada, o que de fato, acabou acontecendo. Logo após tal ocorrência, o profeta Hanâni admoestou ao rei Asa, entregando uma palavra da parte de Deus, reprovando sua aliança com o rei da Síria. Asa, enfurecido contra o profeta, o castigou (16.10
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SERMÃO DO MONTE "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos" (Mt 5.1) Q uem deve obedecer o sermão do monte? Todos os cristãos, ou somente um grupo especial dentre eles? Esta parece uma pergunta singela, mas tem sua razão de ser. É provável que, nos dias atuais, imediatamente, a maioria diga que todos os cristãos devem, na medida do possível, tenta obedecer o que é dito neste sermão. Entretanto, entendi ser interessante fazer este questionamento, visto que, conheci pessoas que disseram que as palavras mais radicais de Jesus deveriam ser ouvida e meditada por todos, mas principalmente por um grupo mais especial, mas próximo a ele, que fizesse determinados votos. Mas aí, fico me perguntando: as bem aventuranças ficariam restritas somente a um grupo de pessoas? E o mandamento para a perfeição, para dar a outra face ao que o fere, para perdoar, etc, ficaria restrito a somente um grupo especial de discípulos? Por entender que