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Mostrando postagens de outubro, 2009

JOHN WYCLIFFE

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JOHN WYCLIFFE (1328-1384) John Wycliffe é considerado um dos primeiros pré-reformadores. Foi aluno, depois professor em Oxford. Queria uma reforma profunda na Igreja, e encarnava o descontentamento do povo inglês para com Roma. Ele susntetou que os clérigos deveriam arrecadar bens tão somente para um uso digno; e não para usufruto pessoal. Quando isso fosse feito, tais bens deveriam ser tomados pelo governo civil, e entregues a outro mais digno. No campo doutrinário, atacou a autoridade do papa. Propôs um retorno à simplicidade do evangelho demonstrada nas Escrituras. Foi o primeiro a traduzir as Escrituras para o Inglês. Se opôs também ao dogma da transubustanciação, ensinando a presença real, porém espiritual de Cristo nos elementos. Influenciou um grupo de pregadores pobres, que iam por todo país divulgando suas idéias, mas que finalmente foram condenados por Roma à pena de morte. Ocioso dizer que Wycliffe também foi condenado. Wycliffe tinha muitos simpatizantes, daí, nunca tere
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TEM UM CORAÇÃO E SERÁS SALVO " T er um coração não é somente centrar-se numa parte do corpo, é uma certa maneira de ser, de ver, de respirar com o coração. O próprio do coração é tratar todas as coisas fraternalmente por tu, viver não num mundo de objetos, mas num mundo de presenças. A oração hesicasta tem como meta este despertar do coração, esta sensibilidade à presença de Deus em todas as coisas, e esta presença faz de todas as coisas não fenômenos no sentido comum deste termo, mas verdadeiras 'epifanias', manifestações do Deus inacessível. A oração de Gregório de Nazianzo exprime bem este estado do coração despertado quando diz: 'Ó Tu, o Além de Tudo'. "Tu" - sensação de intimidade, de presença, e 'Além de Tudo', sentido de alteridade, da Otridade radical daquele ao qual ele se dirige. O coração reconhece o Desconhecido no próximo, e a proximidade do Além, sentido da Imanência e da Transcendência. "Ter um coração é estar centrado, sair d
O ENGANO DO PECADO "exortai-vos mutuamente, cada dia, durante o tempo que se chama HOJE, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado" (Hebreus 3.13) N ão existe ontém. Não existe amanhã. Só há o HOJE , o eterno HOJE . Não há um tempo que passa. Somos nós que passamos. O que importa é o momento presente. O eterno AGORA . Importa a nossa condição diante do ETERNO que se revela no presente. O primeiro amor de ontém, já foi. O problema do pecado, ou, o nosso problema com o pecado é que ele entra sorrateiramente, e, após adentrar furtivamente no castelo do nosso ser (Teresa D'Ávila) busca tomar conta dele, dominando-o. Uma vez instaurado, ele endurece o nosso coração, nos enganando, procurando impossibilitar o arrependimento. O engano consiste em acharmos que nosso pecado é diferente, compreensível, desculpável, sem conseqüências. Ledo engano. Aquilo que o homem semear, isto colherá. Ao termos nossa comunhão com Deus abalada pelo triste ato, ficamos como

Tem um coração e serás salvo - sobre a oração hesicasta

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" T er um coração não é somente centrar-se numa parte do corpo, é uma certa maneira de ser, de ver, de respirar com o coração. O próprio do coração é tratar todas as coisas fraternalmente por tu, viver não num mundo de objetos, mas num mundo de presenças. A oração hesicasta tem como meta este despertar do coração, esta sensibilidade à presença de Deus em todas as coisas, e esta presença faz de todas as coisas não fenômenos no sentido comum deste termo, mas verdadeiras 'epifanias', manifestações do Deus inacessível. A oração de Gregório de Nazianzo exprime bem este estado do coração despertado quando diz: 'Ó Tu, o Além de Tudo'. "Tu" - sensação de intimidade, de presença, e 'Além de Tudo', sentido de alteridade, da Otridade radical daquele ao qual ele se dirige. O coração reconhece o Desconhecido no próximo, e a proximidade do Além, sentido da Imanência e da Transcendência. "Ter um coração é estar centrado, sair da dispersão do mental dos pens
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CUIDADO COM A COMPETIÇÃO "Dê as costas a qualquer situação de alta competitividade, que faz da escalada para o sucesso o objetivo principal. O fruto do Espírito não é empurrar, coagir, escalar, agarrar e pisar. Não se permita ser arrastado pelo redemoinho da correria desenfreada deste mundo. Existe um lugar legítimo para sangue, suor e lágrimas, mas todas essas paixões devem ter origem no chamado de Deus, não no desejo de prosperar. A vida é mais do que uma escalada ao topo do monte". "Jamais coloque a felicidade no centro do palco. Ela deve ser o resultado de uma vida de serviço, não o propósito último da vida. A felicidade não é um direito ao qual devemos nos agarrar, mas uma benção natural a ser desfrutada" (RICHARD FOSTER. A Liberdade da Simplicidade. Ed. Vida, p. 181)

A ira de Deus

A ira de Deus não se manifesta neste mundo, necessariamente, com um ato positivo de castigo divino sobre os réprobos, como se um raio caisse em suas cabeças. Muito pelo contrário. Tal ira parece se manifestar muito mais em uma atitude de abandono, conforme lemos: "Por isso, Deus os entregou , nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem seus corpos desonrados entre si..." (Romanos 1.24) . Vejam que no vers. 18 do mesmo capítulo, diz que "do céu é revelada a ira de Deus". Segundo alguns teólogos, existe uma influência de Deus sobre todos os seres humanos que procura impedi-los a se entreguem totalmente à maldade e ao egoísmo dos seus próprios corações. Entretanto, os que perseveram em agir mal, Deus os abandona, para que, "ajam conforme querem..." Totalmente destituídos de tal "influência divina", o ser humano a si mesmo entregue, parece realizar todo tipo de torpezas... E, ao cometerem pecado, plantam um destino muito ruim para

Pela regeneração da igreja histórica

Nos dias da Reforma Protestante, 95 foram as teses. Hoje a tese é uma só: Se tudo é Graça de Deus, então, não há barganhas a serem nem propostas e nem aceitas, jamais. Portanto, eis como segue: 1. Há um só Deus, que se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo; sendo, no entanto, um só Deus; e tal realidade divina pode ser por nós apenas crida, mas jamais entendida. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus! 2. Tudo e todos os que existem foram criados por Deus e para Deus; e Deus ama a todas as Suas criaturas e criações; posto que sendo amor a natureza de Deus, tudo o que Ele criou por amor o criou. 3. Deus é Amor; portanto, Deus é Graça; visto que somente no Amor há Graça; sendo também esta a razão de Deus haver feito o Sacrifício Eterno pela Sua criação e todas as Suas criaturas, antes mesmo de criar qualquer coisa; posto que o Cordeiro Eterno de Deus, que é também o Filho, entregou-se como Redenção e Remissão de pecados antes que qualquer coisa, ente, criatura ou dimensão tivessem sid
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FELICIDADE E JUSTIÇA " O mundo anda a cata de felicidade. Essa é a explicação para a sua mania em busca do prazer, esse é o sentido de tudo o quanto fazem homens e mulheres, não somente no seu trabalho diário, mas sobretudo em seu afã atrás de diversões. Todos estão procurando achar a felicidade, porquanto esse é o seu alvo primordial, o seu objetivo fixo. No entanto, não encontram a felicidade, pois sempre que alguém põe a felicidade acima da justiça, quanto à ordem de prioridade, tal esforço está condenado ao fracasso mais miserável. Essa é a grande mensagem da Bíblia, da primeira à última página. Só são felizes as pessoas que buscam primariamente a justiça. Ponha-se a felicidade no lugar que pertence à justiça, e a felicidade nunca será obtida". (Dr. Martin Lloyd-Jones, Estudos no Sermão da Montanha. Ed. Fiel. p. 68)

A IRA DE DEUS

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  A ira de Deus não se manifesta neste mundo, necessariamente, com um ato positivo de castigo divino sobre os réprobos, como se um raio caisse em suas cabeças. Muito pelo contrário. Tal ira parece se manifestar muito mais em uma atitude de abandono, conforme lemos: "Por isso, Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem seus corpos desonrados entre si..." (Romanos 1.24) . Vejam que no vers. 18 do mesmo capítulo, diz que "do céu é revelada a ira de Deus". Segundo alguns teólogos, existe uma influência divina sobre todos que procura impedir que os seres humanos se entreguem totalmente à maldade e ao egoísmo dos seus próprios corações. Armínio era de opinião que todo o ser humano tinha uma influência especial do Espírito Santo para que não pecasse contra Deus, ainda que seu estado seja caído. Entretanto, os que perseveram em agir mal, Deus os abandona, para que, "ajam conforme querem..." Totalmente destituídos de tal "

O elemento miraculoso nos primórdios da Reformação protestante e seu desenvolvimento.

Embora muitos aleguem a plena compatibilidade da crença em milagres com a Ortodoxia, é certo que a Ortodoxia não depende de milagres para a comprovação de sua divindade, pois ela conta com o testemunho da própria história segundo a qual seus Bispos atuais, são, por cadeia de sucessão legítimos herdeiros do mandato do Senhor: "Ide e evangelizai a todas as nações fazendo discípulos em meu nome." Nossos Bispos, enquanto sucessores dos santos apóstolos são aqueles que entraram pela porta do aprisco da ovelhas. Aquele que não possui a sucessão apóstólica é, e o Evangelho, o declara, ladrão e salteador. Pois a ninguém foi dado conferir a sí mesmo a dignidade suprema de apóstolo, antes os apóstolos foram escolhidos pelo Senhor Cristo e em vida escolheram e sagraram sucessores dignos para si mesmos e lhos instruiram em toda doutrina. Tal e qual o Senhor soprará a graça do Espírito santo e incorrupto sobre o colégio apostólico, os santos apóstolos estabeleceram jejuns e preces solenes

O elemento miraculoso nos primórdios da Reformação protestante e seu desenvolvimento.

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lUTERO E OS MILAGRES> O EMBATE ENTRE A ESCOLÁSTICA PAPISTA E A TEOLOGIA LUTERANA. Quando M. Lutero veio ao mundo já no final do décimo quinto século depois de Cristo, toda Cristandade do Oriente ao Ocidente estava mergulhada na ignorância e sepultada nas trevas mais espessa por obra e graça das invasões bárbaras e das invasões islâmicas... Apenas uma tênue luz principiava por brouxelar em Pádua e Bolonha, de cujas cátedras de filosofia - inspiradas na filosofia aristotélica - Vérnias, Achilini, Nifo, Zimara e sobretudo Pomponazzi muito sutilmente infirmavam a crença em milagres... e a increpar seus adeptos. Portanto Lutero não era a luz... muito pelo contrário se houve algo que ele jamais reformou foram as crenças ancestrais em bruxas, Diabos, possessões, feitiços, gênios, fantasmas, etc Enfim todo o vasto cortejo de quejandas e frioleiras medievais... No entanto a partir do momento em que começou a afirmar-se como reformador da Cristandade e a ser acusado pelos papistas de ter inve

Ensaio sobre o elemento miraculoso presente nas formas tradicionais do Cristianismo.

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Antes de iniciar-mos nossa analise sobre a presença do elemento miraculoso nas formas tradicionais do Cristianismo, cumpre definir o que compreendemos por 'formas tradicionais' de Cristianismo. Por 'formas tradicionais do Cristianismo' compreendemos as formas apostólicas ou seja os sistemas e organizações que pretendem firmar-se sobre a doutrina da sucessão apostólica, recebendo por isso mesmo as tradições apostólicas e as definições conciliares. Posto esta que nos referimos aos 'três ramos' da igreja primeva: - Catolicismo ortodoxo. - Romanismo e vetero romanismo. - Anglicanismo e galicanismo. Obs.: Com relação aos romanismo nossa analise aplica-se tão somente aos tradicionalistas, tradicionais, moderados e progressistas e não aos carismáticos, cujo éthos é tipicamente pentecostal. A vantagem que há em se analisar tais formas é que todas tedem a objetivizar suas crenças de dois modos: - Através das fórmulas litúrgicas que norteiam o culto público. - Através dos

Qual é a forma correta de Batismo?

Qual é a forma correta de Batismo? Por Bispo José Ildo Swartele de Mello Existe muita controvérsia em relação a forma de batismo. Muitos apregoam que o batismo só é válido se for feito por imersão, questionando, assim, o valor do batismo daqueles que foram batizados por aspersão ou afusão. Fazem um verdadeiro cavalo de batalha sobre uma questão secundária, pois se o método fosse fundamental, certamente, haveria prescrições claras nas Escrituras a este respeito. No entanto, nem Jesus e nem os seus Apóstolos escreveram uma linha sequer ensinando que o batismo deve ser feito desta ou daquela forma. E não é plausível a alegação de que a ausência de prescrição imersionista se deu por falta de necessidade, numa tentativa de nos fazer crer que na época não se ventilava sequer a hipótese de que o batismo fosse feito por aspersão ou afusão. Pois, os rituais de purificação e os batismos judaicos eram todos realizados por aspersão, além disto, é bem sabido que a prática do batismo cristão por

Prologômenos a TP > da forma tradicional, do pentecostalismo e da teologia da prosperidade.

Entre nossos amigos pentecostais, especialmente entre os mais probos e esclarecidos, notamos um ingente esforço por desvincular, quiçá totalmente, o sistema de que são partidários, da infâme teologia da prosperidade, indubitavelmente a mais terrivel praga instalada no organismo da Cristandade desde dos tempos apostólicos... Compreendemos e repeitamos tais esforços na medida em que justamente nos sentimos aptos para aquilatar o significado moral de semelhante teologia: altamente blasfema, sacrílega e anti Cristã... Diante dela até chegamos a sentir saudades do gnosticismo e do arianismo ou somos levados a desejar boa sorte ao islan... Afinal todo Cristão professo acaba sendo encarado como hipócrita ou feiticeiro por causa deste sistema... Assim chegamos a nos envergonhar do nome que nos resgatou!!! Na medida em que esses falsos profetas ousam apresentar-se como Cristãos. E como lôbos vorazes que são vão devorando nossas ovelhas mais fracas... Entretanto de nossa parte, julgamos que se

O ceticismo de um fundamentalista...

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A cena que pretendo narrar passou-se comigo mesmo a menos de vinte e quatro horas. Ontem a noite estava eu numa de minhas classes, lecionando, quando o assunto pedeu para a situação dramática porque atravessa a velha metrópole do Rio de Janeiro, reproduzindo nossos alunos algumas das teorias e opiniões absurdas divulgadas pela mídia, em especial pela TV Globo. Então fui obrigado a sair do programa para abordar a temática das favelas, da familia, das drogas, da violência, da mídia e da propaganda e do capitalismo; convertendo a aula numa espécie de conferência sociologia mediada pelos próprios alunos, na medida em que ia dialogando com eles e respondendo a suas perguntas e/ou objeções. E como não vimos o tempo passar, bateu o sinal do intervalo. De minha parte, como não aprecio banalidades, intrigas e fútricas, não desci a sala dos professores, permanecendo - como de praxe - na mesma sala enquanto transcorria o intervalo. Geralmente aproveito o momento para aprofundar o dialogo com os a

Capitalismos e socialismos...

Particularmente, não penso que demonizar o capitalismo e santificar o comunismo resolva o problema da injustiça no mundo. Pensar apaixonadamente sobre este assunto não resolve o problema. Chega a ser um pouco maniqueísta, data vênia. Quando Jesus pregou sobre o amor ao dinheiro, o fez quando o sistema econômico não era capitalista. Daí, amor ao dinheiro, ao poder, à exploração, está no homem desde sempre. E esteve também entre as lideranças comunistas deste mundo. Portanto, não importa qual o sistema econômico vigente, o problema está na ambição existente no próprio coração do homem, a quem nosso Senhor sempre se dirigiu para que se convertesse. O comunismo, enquanto sistema econômico mostrou-se totalmente ineficaz, e caiu pela sua própria ineficiência. Hoje, as maiores potências comunistas, acabaram abrindo seus mercados, não obstante o fechamento político. Precisam levantar muros em torno de suas ilhas capitalistas, caso contrário a multidão de miseráveis do continente acabariam inun

O tolerância dos Cristãos e a intolerância do Evangelho...

Eu não tenho vergonha ou receio algum de vir a público apresentar-me como Cristão convicto e membro do Partido Comunista brasileiro. E digo-o serenamente sem medos, complexos ou receio algum. Digo-o francamente e até com certo orgulho, de quem está a cumprir com seu dever. Afinal sabemos ao lado de quem se poz o Senhor Jesus Cristo nosso Mestre e môdelo supremo. Vergonha eu teria e muita caso me postasse ao lado do Reino e do poder do dinheiro. Vergonha eu teria caso compactuasse com tal culto idolatrico. Vergonha eu teria de incensar aos altares de Mamom... Devo entretanto ser fiel a minha consciência, a qual me impede de servir a dois senhores: ao Verbo encarnado e a riqueza. Fico decididamente com o Cristo e com aqueles aos quais dirigiu seus apelos: os pobres, pois escrito esta: "Eis que vem para evangelizar aos pobres da terra." Fico pois com a 'gente da terra' detestada pelos fariseus hipócritas mas amada pelo Senhor Jesus Cristo. E não temo as objurgatórias pro