Aprendendo a Evangelizar com Charles Finney

Charles Finney foi um importante evangelista norte americano do sec. XIX. No texto abaixo, transcrito da obra "Reavivamento, como experimentá-lo", p.74/75, ele nos dá alguns conselhos acerca da arte de evangelizar:

"É importante lembrar-se de muitas coisas ao lidar com um pecador indiferente. A questão do tempo é importante. É necessário escolher um momento apropriado para tentar impressionar a mente deste pecador. Se você errar na escolha do momento, possivelmente será derrotado.

É desejável, se possível, dirigir-se à pessoa indiferente quando ela estiver longe de outras atividades.

É importante conversar com uma pessoa no momento em que ela não estiver preocupada com outro assunto. Do contrário, ela não estará na devida condição mental para discutir a respeito do cristianismo.

Assegure-se de que ela está completamente sóbria. Do contrário, não estará em condições de compreender o assunto. Se ela estiver bebendo, você sabe que há muito pouca chance de se produzir um resultado duradouro na mente.

Se desejar falar sobre salvação, tente, se possível, conversar com a pessoa quando ela estiver de bom humor. Se você a encontrar de mau humor, possivelmente ela irá zangar-se e maltratá-lo. É melhor deixá-la a sós nesse instante.

Se possível, tente dirigir-lhe a palavra quando ela estiver sozinha. Muitos são excessivamente orgulhosos para falarem livremente a respeito de si mesmos na presença de outros, mesmo que sejam membros de sua própria família.

Quando em visita às famílias, ao invés de reunir todos ao mesmo tempo, seria melhor falar com cada membro em particular".

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"