Ricardo Gondim, o Estado Laico e os direitos homossexuais

No vídeo abaixo, o Pr. Ricardo Gondim fala acerca de uma entrevista que deu à Revista Carta Capital. Ele expõe a tristeza que sentiu pelo fato de alguns da Betesda o criticarem pela referida entrevista.

Entretanto, creio que o mais interessante em sua exposição foi a ideia que possui acerca da defesa do Estado Laico, em que um grupo religioso não deve impor sua visão religiosa a outro grupo, bem como a exposição da defesa que faz do reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais.

A dúvida que resta é: ser contra o casamento civil homossexual é sempre uma questão religiosa? Somente religiosos se opõem? Certamente, a grande maioria.

Em segundo lugar, outra dúvida. Uma vez que a lei reconhecer a legitimidade do casamento homossexual, a igreja poderá se manifestar contrariamente, conforme parece fazer entender o Pr. Ricardo? É possível algo ser considerado imoral, mas tendo uma previsão legal, e até sendo ensinado pedagogicamente como normal nas escolas? Isso porque, todos parecem se esquecer do aspecto pedagógico da lei. Além do que, os países que fizeram suas reformas legislativas neste ponto, salvo melhor juízo, estão processando os pastores que pregam contrariamente a isso.

De qualquer modo, a sociedade caminha a passos largos para o reconhecimento do casamento homoafetivo, pois está havendo uma rejeição cultural do cristianismo no ocidente, conforme escrevi no texto que pode ser lido aqui.


Comentários

Postar um comentário

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"