A Santa Trindade: Modelo de comunidade para toda a Igreja



A Comunidade Trinitária é uma pluralidade de pessoas que se amam.

A Comunidade Cristã é composta por uma pluralidade de pessoas que também devem se amar.

Na Comunidade Trinitária, cada uma das Pessoas glorifica a outra. O Filho glorifica o Pai, o Espírito glorifica o Filho, o Pai, glorifica o Filho, e assim sucessivamente.

Na Comunidade Cristã, ninguém busca a própria glória, mas cada qual presta serviço, "glorifica" aos demais, servindo-os, amando-os. Cada cristão considera o outro superior a si mesmo.

Na Comunidade Trinitária, cada membro realiza sua obra com perfeição, cada qual para um determinado fim. O Pai é criador, o Filho redentor, e o Espírito, santificador. Entretanto, o Filho também é criador e santificador, e o Pai, também é salvador e santificador. O Espírito, por sua vez, também é criador e salvador. Alguém chegou a chamar este movimento trinitariano de "a dança da Trindade".

Na Comunidade Cristã, cada qual também deve buscar realizar com perfeição a obra pela qual foi designado para um determinado fim, mas todos, em certa medida, participam da obra do outro, pois se trata de um organismo vivo.

Deus então, é uma pluralidade de pessoas, mas um único Deus. A igreja, também é uma comunidade de pessoas, mas um único homem, um único organismo, uma única unidade, por assim dizer. A verdadeira imagem e semelhança de Deus é restaurada então, não somente na vida do ser individualmente falando, mas na vida de toda a comunidade de pessoas.


Há portanto, no mundo, uma comunidade que está sendo restaurada à imagem e semelhança de Deus, da Trindade Santa. Ela, a Trindade, é a imagem da perfeição. Esforcemo-nos para fazer parte desta comunidade, que está sendo restaurada à imagem e semelhança de Deus.

Você percebe, nisto tudo, alguns dos motivos pelas quais a doutrina da Trindade é tão importante para o cristianismo, sendo, na verdade, o seu centro? Pai, Filho e Espirito Santo, três pessoas, mas um único Deus.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"