Onde está o teu tesouro?

"porque onde está o vosso tesouro, aí está o vosso coração" (Mateus 4.21)..

O nosso tesouro é aquilo que consideramos de mais precioso. É aquilo que investimos mais tempo. É aquilo que fazemos nas horas de folga, em que ninguém nos obriga a fazer nada. É aquilo pelo qual nós nos dedicamos.

Se dedicarmos a maior parte do nosso tempo para ganhar dinheiro, mesmo que de forma honesta para os padrões humanos, isso significa que o nosso coração está no dinheiro.

Infelizmente somos educados pela nossa sociedade para ter somente esta preocupação. Ganhar dinheiro para sobreviver. Mas não paramos somente na sobrevivência. Colocamos todo o nosso objetivo no acumular. Compro um carro. Ele fica inadequado. Fica velho. Tenho que comprar outro melhor. E assim sucessivamente, com o computador, com as roupas, com a casa. Isso quando não fazemos isso com as pessoas! Vamos nos escravizando cada vez mais, pois precisamos trabalhar por aquilo que compramos, e acumulamos, e acumulamos, e acumulamos. Um círculo vicioso sem fim.

Mas o duro é que isso vai formando uma camada, uma cerca de falsa proteção, em que nos sentimos seguros, e que nos impede de dar saltos maiores para a vida cristã, afinal, não poderei jamais deixar o meu conforto.

Isso vai mostrando o quanto o nosso coração está longe do evangelho. Quando fazem campanhas nas igrejas para a aquisição de bens materiais, vejo como o coração deste povo está desviado das palavras de Jesus. Ora, quando é que foi que Jesus e os apóstolos fizeram campanhas deste tipo? Onde está a mensagem de buscar o reino em primeiro lugar e as demais coisas serão acrescentadas?

É muito triste vermos toda uma geração de gente que se dedica a determinadas coisas só porque elas dão mais dinheiro (ou podem dar mais dinheiro). Acredito que nenhum pai cristão deveria educar seu filho a querer uma profissão somente por conta do dinheiro, do retorno financeiro que poderá dar. Isso é muito triste mesmo. Em assim fazendo, estaremos colocando o coração de nossos filhos nos ganhos materiais. Creio que não devemos deixar de ensinar a responsabilidade, a serem perdulários ou coisa do tipo. Mas ensinar que eles não devem ter o foco no dinheiro. Mas ma para ensinar isso, o nosso próprio coração no dinheiro também não poderá estar. Onde está o nosso tesouro afinal?

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

A impressionante biografia de William MacDonald

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"