Sete características de um discípulo

Jesus, nos evangelhos, nos ensina características que um discípulo deve deve ter. Muitos de nós somos religiosos, mas não discípulos. Precisamos ficar atentos em relação a isso. Seguem algumas das características de um discípulo conforme ensinado no evangelho:

1 - Um discípulo tem que ter como modelo o seu mestre: O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. Lucas 6:40. Ou seja, tem que ter como modelo a vida de Jesus para a sua vida. Somos todos desafiados a buscar a perfeição para sermos como o nosso Mestre.

2 - Um discípulo tem que carregar a sua cruz: E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:27. Levar a cruz é uma vida de santidade sacrificial e renúncia diante deste mundo. A cruz também é símbolo de mútua rejeição entre o mundo e o discípulo.

3 - O discípulo é alguém que renunciou tudo por amor a Cristo: Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:33. Nada mais cabe em sua vida que não seja condizente com os mandamentos de Jesus. É um chamado radical.

4 - Todos os seus compromissos pessoais, familiares, afetivos, não têm a mesma prioridade que o seu seguimento ao mestre: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26

5 - Um discípulo tem que estar disposto a passar as mesmas provações e ausência de recursos pelas quais o Mestre passou: E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.Mateus 8:20

6 - O discípulo tem todo o seu senso de prioridade no seguimento. Jesus disse a alguém que queria "primeiramente" enterrar o seu próprio pai: Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. Mateus 8:22

7 - Um discípulo deve fizer outros discípulos, tendo em vista a ordem do Mestre: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19.

Há muitas outras características de um discípulo de Cristo nos evangelhos e no Novo Testamento. Cumpre a nós estudá-las, se quisermos ser discípulos de Cristo. Você tem sido um discípulo?

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"