Motivos para irmos a uma igreja - uma liderança carismática



Expomos até aqui diversos motivos que as pessoas arrumam para estarem juntas em uma igreja. Alguns se reúnem por conta das campanhas de oração. Outros, por conta de métodosradicais. Outros ainda, por conta de uma boa música.

Entretanto, há um outro “método” um pouco mais sutil, que talvez possa ser um risco para igrejas de maior tradição e história. Nem sei se podemos chamar de método.

Muitas igrejas crescem sob a liderança de um líder bastante carismático e capaz.

Há igrejas em que milhares de pessoas se reúnem para ouvir um determinado pastor pregar.

Eu mesmo conheci uma igreja que, em poucos anos, reuniu milhares de pessoas em torno de uma liderança assim. O pastor pregava muito bem!

Entretanto, em determinado momento, tal pastor sentiu a necessidade de pregar em outro Estado, e deixou sua igreja inicial.

Logo aquela igreja acabou esvaziando, ficando talvez uns vinte a trinta por cento dos membros.

Já vi igrejas em que as pessoas ligavam para saber quem ia pregar no domingo. Se não fosse o tal pastor, o pessoal não ia para a igreja.

Ora, esta é uma questão muito complicada, pois em tese, não podemos “fechar” as portas do dom de alguém. Se uma pessoa prega bem, e ensina o caminho da salvação, talvez não seja muito bom não deixa-la pregar.

A história esta repleta de pessoas carismáticas que enchiam os templos com suas maravilhosas pregações.

Entretanto, a desvantagem é que, se esta liderança for embora, se o tal pastor carismático for para outro ministério, a igreja corre o risco de esvaziar. Acho que isso não é uma boa coisa.

Sou da opinião então que um pastor, por melhor e mais carismático que seja, aprenda a dividir o seu púlpito com outros irmãos. Pessoas da comunidade que possam aprender a pregar. Assim as pessoas irão se acostumar a não irem para a igreja por causa de um único tipo de pregação ou liderança. E não importa se o irmão ou irmã que for pregar ainda não for tão bom (claro que ele tem que ter algum talento para tanto, a escolha não pode ser tão aleatória assim). O importante é que as pessoas aprendam a não ir para a igreja por conta da pregação de um único homem.


Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"