Combatentes cristãos desertam de grupo curdo anti-ISIS, porquê?

Não é qualquer um/uma que deixa tudo e alista-se num grupo de combatentes estrangeiros para lutar contra os brutos teocráticos do Estado Islâmico. Mas é preciso ser ainda mais especial, para dar-se conta, quase sempre um pouco tarde demais, que o grupo anti-ISIS escolhido tem ideologia política e religiosa tão diferente e oposta à sua, quanto a do ISIS. -


Leia toda matéria em Pravda.ru.

Percebemos que não basta ter um inimigo em comum para unir alguém, mas, acima disso, talvez seja melhor ter algo em comum que os una, acima da inimizade.

Acredito que o que deveria unir o mundo contra o EI não deveria ser somente uma discordância ideológica, mas sim uma concordância entre os combatentes. Particularmente, acredito sinceramente que tal ideologia deveria ser a defesa da vida de inocentes, consumada assim na declaração de direitos humanos. Sei que isso é uma utopia, e que muitos acham que até impor isso não deixa de ser uma imposição pela força. E em certo sentido, têm razão. Entretanto, como disse certa vez Luther King, eu não posso criar uma lei que  te obrigue a me amar, mas posso criar uma que me proteja de você, que te obrigue a não me agredir. Acredito que é nesse sentido que vai o direito moderno. Uma imposição em favor da tolerância. Não uma lei que me obrigue a ser de determinada religião, e sim uma lei que me garanta liberdade de religião, inclusive de não crer em nada. Mas as forças deste mundo estão, em boa parte, longe de tal concepção.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"