"... e o próprio Espírito intercede por nós..." (Romanos 8.26)

Interceder é um verbo, uma ação. 

Quem realiza uma ação tem que ser dotado de pessoalidade. 

Por esse motivo entendemos que o Espírito Santo é Pessoa, Pessoa Santa.

E esse ato de interceder significa pedir a alguém em favor de outro alguém.

Sabemos pela Escritura que somos templos do Espírito Santo, todos aqueles que creram no Evangelho com o seu coração e o confessam com os seus lábios.

Logo, temos o próprio Deus, de maneira inexplicável, habitando em nós. 

Esse mesmo Espírito nos conhece de um modo tal que ninguém mais, nem nós mesmos.

Por isso, esse Espírito, Pessoa Santa, Pessoa Trinitária, que se relaciona com o Pai, é o mais competente para por nós interceder. Mais competente inclusive que nós mesmos, afinal, "nós não sabemos orar como convém". Esse Espírito nos conhece profundamente e conhece profundamente o próprio Pai.

Alguém poderia dizer: mas não poderíamos considerar como todos imersos em uma realidade divina, sem a necessidade de ter um Outro habitando em nós? Não poderíamos considerar tudo como questão da onipresença divina, d"Aquele que habita em nós, fora de nós, e que não deixa nenhum espaço vazio deste imenso universo?

Tal concepção não é necessariamente errônea, entretanto, se formos considerá-la como absoluta, perdemos a questão do relacionamento. E evangelho é relacionamento. Daí, dizer que cremos em um Deus, que embora Um, é Triúno, cujas Pessoas se amam, e por isso podem transbordar de amor para todos os seres criados. Então esse mesmo Espírito penetra o mais profundo do nosso ser, nos anima, e transmite ao Pai quais são os nossos mais profundos sentimentos, nossas mais profundas dores, e nos auxilia em nossas fraquezas.

Como saber que tenho esse Espírito habitando em mim? Esse Espírito é dado a todos aqueles que confiam em Cristo e todo o coração, e assim fechamos o círculo Trinitário em nossas vidas, pois o Filho redentor nos envia o Espírito Santificador que intercede diante do Pai criador, que faz todas as coisas novas em nossas vidas.

Ame o Espirito Santo de todo o seu coração, que em ti habita, sabendo que Ele te auxiliará em toda a fraqueza e te conduzirá a cada dia aos braços do Pai e à glorificação do Filho.

Espírito Santo bendito, rogai por nós!

O Espírito intercede por nós

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"