E os que fracassaram?...


Tem sido a igreja espaço para os desafortunados e sobrecarregados, para os tristes e derrotados, para os pequenos e fracassados?

Ou será que tais pessoas se sentiriam envergonhados em nossos grupos? Com isso, não digo que nosso discurso não vise atrair este tipo de gente, que anda meio triste e desesperada, fracassada e derrotada. Não. Temos um discurso forte para atrair estes.

O questionamento que aqui se faz é como lidamos com cristãos, gente que está neste negócio de cristianismo faz tempo, e ainda assim fracassa.

Lembrei-me de muitos testemunhos em que se ouve nas igrejas; gente que prosperou materialmente, gente que tem se dado bem na família, gente que por causa destes testemunhos é efusivamente aplaudida e Deus glorificado.

E isto pode acabar criando uma cultura do fingimento. Gente que está fingindo que está tudo bem para não chamar muito a atenção dos irmãos.

Mas e aqueles que passam por momentos terríveis em suas vidas? Gente que por um ou outro motivo, fracassa? Gente que não conseguiu o emprego esperado, o carro do ano, a casa própria, gente que se divorcia? Estão estes se sentido a vontade em nosso meio? Ou por não terem uma "história de vitória" acabam se afastando?

Há um triunfalismo muito perigoso tomando conta de nossas igrejas. Uma ideia de que inexoravelmente a benção signifique prosperidade e sucesso em todas as áreas da vida. E tem gente que está se sentindo culpada, triste, por não conseguir sempre o que se proclama dos púlpitos das igrejas.

Foi num momento de muita tristeza e dor que Jó era aprovado por Deus. E em momento de certo triunfo, que Davi vacilava...

Mas Jesus é o Deus de consolo aos que são derrotados. E na derrota talvez esteja a benção de Deus também. E precisamos tentar construir espaços e relações em que as pessoas possam falar, não somente de seus triunfos, mas também dos supostos fracassos. Que possamos levar os fardos uns dos outros.




Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"