Fundamentalismo, ecumenismo, ortodoxia, protestantismo, etc...

Por Carlos Seino

Sempre leio com grande expectativa os textos do meu amigo Professor Domingos, visto que este não se deixa pensar somente com o que se diz na grande mídia acerca dos mais diversos assuntos, notadamente a causa palestina.

E de fato, é pouco conhecida a idéia de que os Cristãos Ortodoxos viviam em paz, por exemplo, no Iraque, antes da invasão norte americana (e que havia liberdade religiosa para os cristãos), como bem afirmou o patriarca ortodoxo daquela localidade em uma entrevista à Revista Caros Amigos, que vale a pena ser lida
(http://carosamigos.terra.com.br/da_revista/edicoes/ed66/renato_pompeu.asp.).

Entretanto, penso que é bom ressaltar (sem nenhuma pretensão à nenhuma correção, muito pelo contrário) que os protestantes que buscam o ecumenismo com os Ortodoxos, salvo melhor juízo, não são os protestantes norte-americanos, geralmente de linha mais fundamentalistas, que apoiam o literalismo bíblico, bem como são acusados, muitas vezes, de apoiar a cruzada de Israel contra os palestinos. Estes, a exemplo dos seus congêneres brasileiros, chegam a detestar qualquer ecumenismo.

Geralmente, os protestantes ecumênicos são de linha liberal, bem como mais alinhados com o pensamento socialista.

É por isso que, por exemplo, no Concílio Mundial de Igrejas, não há nenhuma denominação de cunho fundamentalista, salvo melhor juízo.

Por isso (não obstante talvez estar enganado), penso que estes protestantes que representam o movimento ecumênico mundial não apoiam, de modo algum, o massacre de palestinos conforme os que ocorreram há pouco, mas talvez também não tenham voz na mídia, conforme outros grupos mencionados. Mas, ressalto, posso estar enganado, visto que, tambem desconheço se há algum pronunciamente oficial das chamadas igrejas ecumênicas contra todos os acontecimentos ocorridos contra os palestinos (não oficiais, conheço muitos).

O próprio C.M.I. sofreu muitas críticas por apoiar financeiramente grupos revolucionários na África, geralmente ligado a grupos de libertação.

O protestantismo, por não ser um movimento uniforme, é muito difícil de ser analisado. Não há uma centro de decisão, como no catolicismo romano. Por isso, a acusão de traição, no meu sentir, não pode ser estendida a todos os protestantes. E, penso que mesmo protestantes de linha mais conservadora, talvez, náo possam ser totalmente incluídos nesta categoria, visto que, muitos, representados no Brasil pelos mais pobres dentre a população, não tenham a informação necessária para poderem elaborar uma opinião mais acurada a respeito.


Um grande abraço a todos, principalmente ao meu amigo Domingos.

Comentários

  1. Caro Dr Seino compreendo seu ponto de vista, mas me refiro justamente a grande maioria dos protestantes, fundamentalistas: sejam ianques, sejam brasileiros.

    Pois é certo que o protestantismo inserido nesta nossa realidade inspira-se no protestantismo ianque e visa reproduzir seu môdelo, haja visto a bandeira do criacionismo, já aqui desfraldada.

    É um môdelo judaizante e plenamente solidário com o sionismo.

    Quanto aos liberais - e o único tipo de 'protestantismo' porque nutro admiração é o liberal - é mister confesar: sua concentração na Europa, seu declínio diante do agnosticismo a um lado e do fundametalismo emergente do outro e principalmente o fato de que os protestantes fundamentalistas fiéis ao padrão calvinítico prevalecente nos EUA, lhes nega em alto e bom som o título de Cristãos.

    Eu diviso muito mais Cristianismo no liberalismo protestante já anti-trinitário, ja anti-sacramental, do que no fundamentalismo, mas tendo sido criado no seio do fundamentalismo sei que os liberais não são considerados nem como Cristãos, nem como protestantes, pelos protestantes coerentes e fiéis.

    É a tais protestantes, cujo número aumenta a cada dia, aos fundamentalistas, judaizantes, criacionistas, fetichistas, etc que dirijo minhas críticas, não posso encarar suas seitas senão como ameaças já ao autêntico espírito Cristão, já como ameaças a própria civilização e faço votos que a ortodoxia mantenha-se distante deles e que lhes faça o merecido combate.

    Nada percebo de Cristão no fundamentalismo protestante, nele diviso apenas e tão somente o oposto de tudo quanto Jesus nos ensinou a viver e fazer. A maior ameaça que o Cristianismo e o mundo já enfrentaram e o caminho aberto já para a teocrácia, já para o obscurantismo...

    E tal é a realidade do protestantismo brasílico em meio a qual vivo e que julgo conhece-la.

    Pois bem dessa imensa massa de Cristãos nominais a política nazisraelense tira efetivo proveito para massacrar o povo palestino. Ora esse povo é Cristo pregado a Cruz e torturado.

    O romanismo ensinou-me a indentificar-me com esse Cristo e eu mesmo tenho lido isto no Santo e divino Evangelho, tal ensinamento sempre manterei em meu coração e em colaboração com a graça levo a sepultura.

    No fundamentalismo só aprendi a odiar os que pertencem a outros credos e religiões, mas o ódio não procede de Deus.

    Graça, paz e bem com máximos respeitos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"