Santíssima Trindade - Modelo de Comunidade



"Não há entre as pessoas da Santíssima Trindade nenhum sinal de disputa do poder ou supremacia de um sobre os outros, não há anulações nem negação, não há o individualismo nem o coletivismo (negação do indivíduo). Pelo contrário, há a afirmação de todos através de todos e o amor entre todos, de sorte que não são três, mas um. A comunhão e a amizade entre o povo de Deus transforma-se num sinal externo e visível da realidade da vida da Trindade".





(Ricardo Barbosa de Sousa, em "O caminho do coração", p. 74)




Assim como nosso Deus é uma comunidade de pessoas, mas somente um Deus, assim também, somos uma comunidade de irmãos, mas somente um corpo. Assim como Ele é pluralidade de pessoas, que exercem funções diferentes, mas em harmonia, assim também nós, a comunidade dos irmãos, cada qual exerce sua função, em harmonia. A comunidade Trinitária nos leva, como modelo, a uma comunidade fraterna, em que nós, embora muitos, somos um em Cristo Jesus. A Trindade é o modelo da Igreja.

Como funciona, ou deveria funcionar isso na prática? Signifca que, ser restituído à imagem e semelhança de Deus não se limita ao aspecto individual, mas sim, comunitário. Todos os atos comunitários que não imitam a Trindade não são atos redentivos, comunicativos da graça divina. Todas as diferenças, na comunidade trinitária, são unicamente funcionais. Quanto mais livres forem os membros para praticarem os seus genuínos dons, mais parecidos com Deus nos tornaremos.

fonte da foto: http://catequese1.blogspot.com/2009/06/santissima-trindade.html

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"