A vida não consiste na abundância daquilo que se possui

amor ao dinheiro
foto: http://jaderdonizette.blogspot.com.br/2013/06/todo-homem-tem-seu-preco.html
Lectio

E disse-lhe um da multidão: "Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança".
Mas ele lhe disse: "Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós"?
E disse-lhes: "Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui".
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: "A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será"?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. 


Meditatio:

Tua vida toda é direcionada para o acúmulo de bens? Jesus chama de louco que assim procede. Jesus não é o repartidor entre ninguém. Esta não era a missão dele. Nosso Senhor vem efetuar uma transformação em nossos corações afim de que nós mesmos quebremos nossos próprios ídolos.


E o ídolo que precisa ser quebrado é o nosso amor ao dinheiro, que foi chamado por Jesus de Mamon. O amor a ele é a raiz de todos os males. Se gastamos nossa vida dedicada ao acúmulo nada sobrará para a caridade.

O chamado a conversão é urgente, pois a qualquer momento, pode ser tarde demais!


Actio:

Verifique se não tens acumulado muito para ti. Talvez seja hora de repartir. Contabilize as intenções do teu coração e analise em que você tem gasto, impulsionado a tua vida. Talvez seja preciso fazer uma correção de rota. Que tal ajudar materialmente a alguém hoje? A vida passa bem rápido, e daqui, nada se leva..

Oratio:

Senhor. Ajuda-me a não focar minha vida somente no acúmulo de bens materiais, e ensina-me no que consiste verdadeiramente a vida. Em teu nome que eu oro, amém.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"