A busca da santidade

"Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos" (Salmo 26.1).


É possível alguém buscar a santificação total diante do Senhor?


Os antigos teólogos ortodoxos e John Wesley diziam que sim. Que era possível alguém atingir um estado de perfeição diante do Senhor. Não uma perfeição estática, mas sim uma perfeição em evolução, em crescimento. A santidade pode sempre crescer.

Fato é que o salmista se coloca com uma humilde ousadia perante o Senhor e pede para ser por Ele examinado. A mesma atitude que devemos ter, por exemplo, antes de participarmos da Sagrada Eucaristia.

Há algumas atitudes na vida do salmista, que ele menciona adotar, para poder se apresentar desta forma ao Senhor.

A primeira é que ele não tira a benignidade do Senhor de diante de seus olhos (v.3). Ou seja, ele procura pensar no Senhor o tempo todo. Ele procura orar sem cessar, e em todas as coisas que faz, lembrar-se do Senhor.

A segunda é andar na verdade de Deus (v.3b). Ele tem a palavra do Senhor diante dos seus olhos. Ele procura examinar sempre a sua vida à luz dos mandamentos de Deus.

A terceira atitude é afastar-se do mal. Ele diz que não tem se assentado com homens falsos, nem com dissimuladores (v.4). Ou seja, ele se lembra do velho ditado que diz que as más companhias corrompem os bons costumes.

A quarta atitude que ele diz tomar é lavar as mãos na inocência e andar ao redor do altar do Senhor (v. 6b). Ele procura estar perto de onde flui a graça do Senhor. Naquele tempo, havia um local fisicamente definido para o altar. Hoje, nos unimos em torno do altar da santa comunhão e da palavra do Senhor. De lá, nós não devemos nos apartar, pois é de lá que nos vem todo o nosso alimento espiritual.

E em quinto lugar, ele é alguém ativo na obra do Senhor, pois diz que entoa com voz alta os louvores e proclama as maravilhas de Deus (v. 7).

Que essa seja a nossa busca. Com estas atitudes em nossa vida, podemos ter a plena convicção que estaremos no caminho da santidade, da graça e da comunhão com o Senhor. Leia o Salmo 26 e o Senhor te dará maiores esclarecimentos.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"