O Rei Herodes, os magos e a estrela



O capítulo dois do evangelho de Mateus relata acerca de uns magos do Oriente que, após a observação de uma determinada estrela, entendem que havia nascido o rei dos judeus.

Eles vão até Jerusalém, e procuram saber onde nasceu o menino para que possam prestar suas homenagens. O texto diz que Herodes e toda Jerusalém ficaram alarmados.

Herodes era um homem do tipo mais cruel possível. Em sua biografia temos o assassinado de pessoas muito chegadas a ele, somente pelo fato de se achar ameaçado em seu reinado. Mandou assassinar o seu cunhado, que foi um importante sacerdote, também a sua amada esposa Mariana, e os dois filhos que dela foram concebidos. Herodes foi cruel, astuto e desumano.

Quando os magos se achegaram a Jerusalém, Herodes convocou uma reunião com os principais sacerdotes e escribas para descobrir onde nasceria o Cristo. E, conforme a profecia de Miquéias, o local seria Belém de Judá.

Após, Herodes chamou os magos, inquiriu acerca da estrela, e os enviou à Belém, com a determinação de que quando voltassem, dissessem onde estava o menino para que ele pudesse ir adorá-lo. Sabemos que na verdade, ele queria mata-lo, pois não poderia se ver ameaçado em seu reino.

Há algo curioso nesta história toda. Herodes recebeu a visita dos magos, que eram sábios gentios. Estes sábios gentios, por um tipo de revelação natural, se achegaram a Jerusalém para procurar o menino. A estrela poderia ter levado os tais magos diretamente para Belém da Judéia, local onde o menino havia nascido. Mas por algum motivo, Deus quis que os magos fizessem escala em Jerusalém. Porque será?

Herodes, após ter recebido a visita dos magos, convocou os sacerdotes e escribas, versados na lei e nas Escrituras Sagradas, que o informaram que o menino nasceria em Judá de Belém, conforme profetizado pelo profeta Miquéias.

O astuto rei convocou os magos e os enviou até Belém (notem que, quem envia os magos é o próprio Herodes) e diz a eles para que se informem detalhadamente acerca do menino para que depois o astuto rei possa ir adorá-lo.

Mas permanece a pergunta? Porque as estrelas não guiaram os magos diretamente para Belém?

As Escrituras não nos dizem. Só podemos especular.

Particularmente, creio que Deus deu uma grande chance a Herodes.

Ele recebeu a visita dos mais sábios do Oriente, e ouviu a notícia de que o menino havia nascido. Depois Herodes ouviu os sábios judeus, que lhe indicaram onde o menino havia de nascer. O maldoso rei teve à sua disposição o melhor da revelação gentílica, natural, bem como o melhor da revelação judaica, especial. Entretanto, Herodes não soube aproveitar.

Foi uma pena. Pois após saber que fora ludibriado, ele mandou matar todos os infantes até dois anos de idade, se igualando ao cruel faraó. Herodes tinha nesta ocasião aproximadamente sessenta e nove anos de idade. Ele morreu aos setenta. Talvez tenha sido sua última chance de salvação.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"