As bem aventuranças

 O evangelho de Mateus, a partir do capítulo cinco, relata o que ficou amplamente conhecido como o Sermão do Monte.

Este sermão começa com as chamadas bem aventuranças, termo que traduz a palavra “makarios”, que significa feliz.

Essa felicidade não significa necessariamente que a pessoa está sempre em estado de alegria emocional, mas sim o modo como Deus declara tais pessoas que apresentam as qualidades ali demonstradas.

Tais qualidades devem ser desejadas em sua inteireza, ou seja, todas. Quem for humilde de espírito, deve procurar também ter fome e sede de justiça, quem for manso deve desejar a pureza de coração, e assim sucessivamente.

Somente com a ajuda de Deus podemos alcançar tal padrão. Elas não nascem conosco. Uma pessoa pode até ser um pouco mais mansa do que as demais, porém, isso não significa que necessariamente será pura de coração.

Para cada bem aventurança há uma promessa para o futuro, porém, o cumprimento de alguma delas já se poderá sentir no aqui e agora, como por exemplo, o consolo prometido aos que choram.

Percebemos que na ótica divina, ser feliz está mais ligado ao campo dos valores, do ser, da transformação pessoal. Ter tais qualidades significa ser cada vez mais parecido com Jesus.

Portanto, cada um que se considera discípulo deve perguntar a si próprio se tem tais qualidades. Nisso consiste o evangelho. Na transformação humana à luz dos ensinamentos de Jesus. Esforce-se, com a ajuda da graça de Deus, a obedecer aos ensinamentos de Jesus.




Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

A impressionante biografia de William MacDonald

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"