John Huss “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé, a esta graça, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5.1-2). Somente a fé ( sola fides ): “justificados, pois, mediante a fé ”. O homem é declarado justo pela fé, por colocar sua confiança em Cristo e na obra sacrifical na cruz. Se não fosse declarado justo, como teria paz com Deus? Somente Cristo ( solus Christus ): “temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo . Afirma-se que em ninguém mais há salvação, que não seja em Jesus. Veja que não se trata de um caminho direto para Deus, mas sim realizado pelo Único intermediador. Ele, Jesus, é o Autor de uma nova e eterna aliança! Somente a graça ( sola gratia ): “por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé, a esta graça . A salvação não é mérito humano, caso contrário, não seria graça. É presente. A fé é o meio, o instru
Fonte: Manaim Guaianazes Leitura: Salmo 128 . Cuida-se de um salmo, provavelmente de peregrinação com promessas de bênçãos. Entretanto, há duas condições descritas neste salmo para que um homem usufrua de tais bênçãos e possa ser considerado bem aventurado: A primeira delas é que tal homem “tema ao Senhor” (vers. 1). O temor ao Senhor é uma profunda reverência a Ele, um profundo respeito e amor. Isso também envolve o medo de pecar contra Ele, pois não queremos desagradá-lO. A segunda condição é que tal homem “ande nos seus caminhos” (vers. 1). Ou seja, tem a ver com a vida prática. Ele ama a Deus sobre todas as coisas, o próximo como a si mesmo, honrando os pais, não adulterando, não mentindo, nem cobiçando. Enfim, buscando cumprir os mandamentos de Deus em sua vida. Vejamos agora as promessas expostas pelo salmista: 1 – Do trabalho das mãos comerás (vers. 2) : É uma benção no sentido de poder prover a si próprio os meios de existência, não precisando com
Parece estar se formando um consenso entre alguns pastores evangélicos que tem me chamado a atenção. Há pouco tempo atrás, vi, em um canal de televisão, um pastor de uma igreja que possui milhares de membros no Brasil, ensinar que, aqueles que não dão o dízimo irão para o inferno. O raciocínio é muito simples. Segundo Malaquias, quem não dá o dízimo é ladrão (Mal 3,7), e, os ladrões não herdarão o Reino de Deus, conforme atestam vários textos das Escrituras. Também em uma estação de rádio, ouvi um outro pastor (que também é líder de outra denominação bastante numerosa) sustentar opinião parecida com essa. Estariam os tais corretos em afirmar tais coisas? Em primeiro lugar, quero ressaltar que não sou contrário, de modo algum, a que alguém separe uma porcentagem de seus rendimentos, e os doe à Igreja. Muito pelo contrário; a melhor instituição do mundo, para mim, é a igreja, a grande defensora da verdade cujas portas do inferno contra ela não prevalecerão, a comunidade dos santos ele
"E não houve guerra até o trigésimo ano do reinado de Asa" (II Crônicas 15.19) A passagem diz respeito ao reinado do rei Asa, em Judá. Segundo as Escrituras, ele serviu fielmente a Deus durante trinta e cinco anos do seu reinado. Ele removeu altares estranhos (14.3), mandou que Judá buscasse ao Senhor (14.4), removeu os altos (14.5), edificou cidades (14.7), venceu batalhas em nome do Senhor (14.11). Foi tão sério em sua obediência que não vacilou em depor a própria mãe quando esta caiu em idolatria (15.16). Entretanto, no trigésimo sexto ano de seu reinado, para se livrar da opressão de Judá, tirou tesouros da casa do Senhor e fez aliança com o rei da Síria, para que esta, por sua vez, rompesse com Israel, bem como atacasse a antiga aliada, o que de fato, acabou acontecendo. Logo após tal ocorrência, o profeta Hanâni admoestou ao rei Asa, entregando uma palavra da parte de Deus, reprovando sua aliança com o rei da Síria. Asa, enfurecido contra o profeta, o casti
“Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor em uma visão...” (Atos 9.10). Ananias foi um homem que de Jesus recebeu uma visão. Ele deveria ir até Saulo, o grande perseguidor dos cristãos, que naquele momento, estava ferido de cegueira, e orando. Quais as possíveis características que fizeram com que Ananias fosse incumbido de tão grandiosa visão da parte do Senhor? Ananias é chamado de discípulo . Discípulo é um seguidor, alguém obediente ao seu Senhor. Alguém que toma a sua própria cruz, nega a si mesmo e segue o Mestre, independentemente das consequências. Somente um discípulo pode ser guiado pelo seu mestre. Podemos ver que ele é um discípulo disposto , pois quando Jesus o chama, ele responde “Eis-me aqui”. Esta é uma expressão de disponibilidade na presença do Senhor, conforme profetas do calibre de Samuel e Isaías já proferiram. Talvez muitos não recebam mais instruções diretas da parte do Senhor por falta de disponibilidade. Ana
Por esses dias resolvi ler novamente a obra " O discipulado verdadeiro " de William MacDonald. Na verdade, estou lendo este livro juntamente com um grupo de amigos que se reúne semanalmente para discutir acerca da obra de algum autor. É um livro sobre discipulado que eu sempre achei bastante radical, sendo que já havia tido contato com esta obra lá pela década de noventa. Porém, eu não sabia nada da biografia deste autor, então fui dar uma singela pesquisada. Fiquei impressionado com o pouco que vi. William MacDonald foi educado por uma família muito piedosa, sendo que aos cinco anos de idade, ele quase veio a óbito por uma grave doença. Quando sua mãe achava que iria perder o menino, um parente apareceu, recitando o Salmo 91, dizendo que Deus havia lhe revelado que o menino seria curado. MacDonald, ou "Bill" para os íntimos, se converteu aos 18 anos, segundo ele mesmo conta, embora sempre tivesse sido um moço respeitoso. Ele chegou a fazer mestrado em administração
Cedo ou tarde na vida, todos provavelmente terão que lidar com a traição ou alguma injustiça praticada contra si. José do Egito, personagem bíblico descrito no livro de Gênesis, teve que enfrentar traições e injustiças em sua caminhada conforme segue: Genesis 37.1-28 : Ele foi vendido como escravo por seus irmãos. Isso é uma traição da mais alta conta, das mais doloridas. Gênesis 39.1-20: Foi injustiçado pela esposa de Potifar. Ela queria ter um caso com ele, que recusou e fugiu. Ela o acusou falsamente de tentar força-la, e por conta disso, foi preso. Gênesis 40.8-23 : Após interpretar o sonho do copeiro, e este ser liberto, foi esquecido na prisão. Sofreu a ingratidão do copeiro-chefe, pelo menos por algum tempo (dois anos, para ser mais exato). Podemos dizer que José foi injustiçado: - no âmbito familiar ; - no âmbito profissional ; - no âmbito ministerial ; E como foi que ele agiu diante de tais situações? 1 – JOSÉ NUNCA SE REVOLTOU CONTRA DEUS NEM
A conversão de Zaqueu é um dos episódios mais célebres da Bíblia. Zaqueu tinha uma péssima fama em Jericó por ter enriquecido ilicitamente através das práticas de extorsão e cobrança de propinas no exercício do alto cargo de chefe dos cobradores de impostos. Os publicanos eram considerados traidores do povo, pois estavam a serviço do Império Romano que subjugava os judeus. Portanto, Zaqueu, o corrupto chefe dos publicanos, era provavelmente o mais odiado cidadão de Jericó. Sendo muito rico, Zaqueu tinha tudo aquilo que o dinheiro pode proporcionar, mas, mesmo assim, não estava satisfeito, pois chegara a conclusão de que as riquezas, conquistas e prazeres desta vida não podiam preencher o vazio de sua alma, que ansiava por algo bem superior. Este anseio por transcendência é uma experiência universal que se deve ao fato de termos sido criados por Deus e para Deus (Cl 1.16). Sendo assim, quem tem vocação para o Eterno, não consegue mesmo satisfazer-se plenamente com conquistas e experiênc
foto: https://www.lds.org "Aqui esta a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a sua vontade" (Lucas 1.38) O texto da anunciação do nascimento de Jesus é um dos mais belos das Sagradas Escrituras. Um exercício bastante interessante é comparar Zacarias, pai de João Batista, com Maria, mãe de Jesus. Ou seja, comparar os dois anúncios feitos por Gabriel acerca dos nascimentos de João e de Jesus. Zacarias era homem, casado, sacerdote e idoso. Maria era mulher, desposada (um compromisso que se fazia antes de se casar, que não implicava em coabitação) e jovem (uma virgem de aproximadamente uns quinze anos talvez). Não há menção a nenhum ofício que Maria exercia, mas provavelmente vivia a vida comum de qualquer jovem da idade dela, talvez ajudando nos afazeres domésticos. Gabriel, quando da anunciação do nascimento de João Batista, vai até o templo falar com Zacarias. O templo era o local de trabalho daquele idoso sacerdote. E o templo seria um tipo de lugar comum para a man
L ogismoi são pensamentos, ou mais precisamente, paixões. Os padres do deserto fizeram a experiência de si mesmos, e sistematizaram os logismoi , que podem ser traduzidos por paixões ( pathos ). Daí, o exercício (ascese) do monge é chegar ao estado de apatheia , que não é necessariamente apatia, mas sim ausência de patologias. Patologias estas decorrentes das paixões. Em assim sucedendo, ele alcançaria a pureza de coração ( puritas cordis ). Os oito pensamentos mais constantes catalogados pelos padres, e mais precisamente, por Evágrio Pôntico foram: 1) gula ( gastrimargia ) 2) luxúria ( pornea ) 3) cobiça ( philarguria ) 4) ira ( orgè ) 5) tristeza, depressão ( lupè ) 6) acidía ( acedia ) 7) vaidade ( kenodoxia ) 8) orgulho ( uperephania ) Através da pratike o monge buscava se purificar destes pensamentos, ou logismoi . Esta sistematização foi feita no Oriente cristão, sendo que tais pecados eram, na verdade, expressão da patologia da alma. A pessoa comete estes atos porque, na verd
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