Onde está a sua sorte?

Após um culto em família na casa de minha mãe, fomos a praia de Santos admirar o show de fogos que saudava o início de 2010. Uma oportunidade também para contemplar a prodigiosa complexidade étnica, cultural e religiosa do povo brasileiro. Ninguém pode negar que se trata de um povo de fé. Bem, já se podia observar isto horas mais cedo nas imensas filas que se formavam junto às casas lotéricas para a fézinha na Mega Sena acumulada de final de ano. É, isto é um sinal de fé, pois as chances são tão ínfimas que realmente é preciso ter fé para arriscar uma aposta.

Junto ao mar, vislumbrando o lindo espetáculo pirotécnico, estavam pessoas apegadas aos seus amuletos de protecão e sorte. Uma multidão vestida de branco levava oferendas a seus deuses e procurava pular setes ondas no mar para entrar o ano com o pé direito. Alguns, mais "bíblicos", mas não menos supersticiosos, deixam a Biblia aberta no Salmo 91 vinte quatro horas por dia e 365 dias por ano.

Assim, de um lado temos aqueles que buscam ver a sorte no horóscopo ou no tarô, enquanto outros apelam para uma versão evangélica do realejo que é a caixinha de promessa, ou abrem a Bíblia ao acaso para ver qual é a Palavra do Senhor, ou chegam até a enfrentar filas para consultar algum profeta.

Por falar no Salmo 91, gostaria de lembrar que ele não foi escrito para ser usado como alguma espécie de amuleto. Pois a sorte e a proteção que este Salmo pode proporcionar é para aqueles que compreendem e assimilam as suas preciosas lições.

O Salmo 91 ensina que os protegidos são os que habitam no esconderijo do Altíssimo. Habitar é algo bem diferente de passar uma temporada, pois implica em algo bem mais consistente, permanente e íntimo, como deveria sempre ser o nosso relacionamento com o Pai Celeste. Não se trata de superstição, mas de relacionamento profundo e pessoal com o Criador.

Neste Salmo, tem uma frase de Deus que é muito reveladora: "pois que tanto me amou, eu o livrarei" (v.14). Vemos aí que existe uma clara condição para obtenção da tão desejada proteção, visto que o livramento é prometido para aquele que ama a Deus. Sendo assim, de nada adianta ter ter a Bíblia aberta e nem conhecer o Salmo 91 de cor, e nem muito menos a prática de qualquer outra superstição, pois o que protege mesmo é amar a Deus sobre todas as coisas! Portanto, felizardo é aquele que tem um relacionamento íntimo e estável com o único Deus vivo e verdadeiro.

Desejo a você aquela boa sorte que nenhum pé de coelho pode trazer, mas somente Jesus pode dar!

Se tiver um tempinho, assista o vídeo que gravei do Show de Fogos em Santos.

Ildo Mello

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

A impressionante biografia de William MacDonald

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"