Dos defeitos arraigados em nossas vidas


Quando lemos sobre a vida de alguns homens de Deus, vemos que eles não eram tão perfeitos quanto pensamos, e não obstante terem uma honrosa existência, apresentaram ao longo de suas vidas falhas de caráter, ou mesmo pecados arraigados dos quais não conseguiram se livrar.

Cito o exemplo de Moisés. É conhecido o relato de quando este assassinou um egípcio (Êxodo 2.11). Isto se deu porque viu um escravo hebreu ser maltratado por aquele, sendo que, após o fato, teve que fugir do Egito.

Se dermos crédito ao relato de Atos dos apóstolos, veremos que Moisés passou quarenta anos no Egito. E depois, quarenta anos no deserto, voltando após para o Egito, passando mais quarenta anos libertando os israelitas da Escravidão e conduzindo à terra prometida. Um total de quase cento e vinte anos (Atos 7.23, 30, 36).

Entretanto, no final do seu ministério, antes de entrar na terra prometida, cometeu um erro diante de Deus. Isto porque, o Senhor o havia mandado “falar” para a rocha dar água no deserto (Números 20.8); entretanto, Moisés, em um momento de ira para com o povo, “bateu” com o cajado na rocha, por duas vezes (Números 20.11). Parece um ato insignificante, mas, por trás deste, na verdade, ficou demonstrado, oitenta anos depois o mesmo espírito homicida que antes havia resultado no assassinato do egípcio. E isto lhe custou a proibição de entrar na terra prometida (Números 20.13).

Outro exemplo de servo do Senhor que lutou contra sua “sombra”, foi o do Apóstolo Pedro. Todos os leitores do evangelho sabem que o referido apóstolo se apresentava sempre como o primeiro e o mais destemido dos seguidores de Cristo. Que foi o primeiro a ressaltar que jamais iria negar e trair o Mestre (Mateus 26.33). Mas como sabemos, acabou negando-o por três vezes.

Após, passamos pela morte e ressurreição de Cristo e pelo Pentecostes, e pela conversão de milhares e milhares ao ouvirem a mensagem de Pedro. Passamos também por Cornélio e pela inclusão dos gentios. Entretanto, curiosamente, houve uma ocasião em que Paulo e Pedro comiam juntamente com cristãos gentios de Antioquia, quando chegaram da parte de Tiago, crentes de Jerusalém. E o apóstolo Pedro, movido por medo (tendo em vista o preconceito judaico), covardemente, levantou-se, apartando-se dos gentios (Gálatas 2.12). E vejam; não se tratava de fariseus judeus, mas sim de cristãos judeus. E Paulo repreendeu Pedro com veemência, ficando este, provavelmente, com a mesma cara de tacho de quando traíra a Cristo.

E se dermos crédito à tradição, tal fato se repetiu ainda mais uma vez na vida de Pedro. A tradição nos relata que, quando os cristãos estavam sendo mortos em Roma, Pedro conseguiu uma rota de fuga, abandonando os crentes romanos. Entretanto, na saída da cidade, deparou-se com Jesus, que lhe perguntou: “Vai me negar de novo, Pedro?”. E este, caindo em si, retornou à cidade, entregou-se às autoridades, e pediu para ser crucificado de ponta cabeça.

Peço vênia, sob pena de este artigo ficar um pouco extenso, para ainda para citar o exemplo do Apóstolo Paulo. Este foi um grande perseguidor do nascente cristianismo, jogando muitos à prisão, e consentindo com a morte de outros, superando, em intolerância, muitos judeus de seu tempo, contrariando inclusive os conselhos do sábio Gamaliel, seu antigo mestre.

Após sua conversão, em sua primeira viagem missionária, decepcionou-se um pouco com João Marcos, visto que este desistiu no meio de uma missão (Atos 13.13). Após tal episódio, falou mais alto o antigo espírito de intolerância de Paulo, e este impediu Marcos de estar na próxima missão (Atos 15.38), ocasionando, por conta de tal decisão, a sua própria separação do apóstolo Barnabé (Atos 15.39), este, decididamente, um homem mais tranqüilo e tolerante.

Entretanto, alguns anos depois, Paulo, ao escrever talvez uma de suas últimas epístolas, em um ato de humildade, manda chamar Marcos de volta, afirmando que este era muito importante para o seu ministério (2 Tim 4.11).

Estes foram os exemplos de três dos maiores homens de Deus, grandes personagens bíblicos, e suas lutas contra suas “sombras”, por assim dizer. Homens que se esforçaram para caminhar com Deus, e serem perfeitos diante d’Ele. Mas que podemos aprender com a história de suas vidas, neste aspecto?

Certamente as lições são inúmeras.

Em primeiro lugar, quero ressaltar a sombria lição de que, é bem provável que iremos levar algumas de nossas lutas, nossos defeitos de caráter, pelo resto de nossas vidas. Foi o que ocorreu com os mencionados homens de Deus. Conosco, provavelmente, não será diferente. A conversão, e uma longa experiência de Deus não os livraram de suas dificuldades interiores, dos seus defeitos arraigados, ou mesmo de suas tendências pecaminosas, se é que podemos falar assim. Sei que parece um pouco derrotista a afirmação de uma coisa destas, mas parece que há um fato a se encarar. Temos determinadas fraquezas, e é provável que estas nos acompanhem o resto de nossas vidas.

Isso não significa que devamos nos entregar a elas. Muito pelo contrário, devemos vigiar. Aprender a nos conhecer, fazer um auto-exame, para podermos lidar com elas. Vale a pena observar que as fraquezas dos mencionados homens de Deus vieram a tona em momentos de grande tensão; e nestes momentos, eles não souberam manter a tranqüilidade, a vigia atenta. No Oriente cristão, penso que os grandes hesicastas esforçaram-se para aprender a lidar com este tipo de tentação. “Hesequia” significa “tranqüilidade de coração”, para, entre outras coisas, não agir por impulso.

Agora, a segunda, mas não menos importante lição, é o fato de que Deus conhece nossas fraquezas, e pela sua maravilhosa graça é que somos alcançados todos os dias de nossa vida. Apesar da severidade de Deus, na verdade, Ele nos ama como a um Pai, e cuida de nós, e não obstante suas correções, das quais os filhos não estão isentos, tudo o que faz é por amor. Ele nos aceitou, com nossos defeitos e mazelas, pela sua maravilhosa graça, e é esta que atua em nós. Conscientes de todas estas coisas, das fraquezas em nós, das fraquezas em nossos irmãos, e da maravilhosa graça de Deus, nos tornamos mais tolerantes uns com os outros. Quem não é tolerante, nada sabe, ou não quer enxergar acerca de si próprio, nem do próximo, e talvez esteja até não conheça, ou tenha se esquecido da graça de Deus em sua própria vida. Não obstante suas falhas, Moisés, Pedro e Paulo, e tantos outros homens e mulheres têm seus nomes escritos no livro da vida. Pela graça de Deus, nós, que também somos sujeitos a todo tipo de erro, havemos também de ter.

Comentários

  1. Muitas pessoa não levam a sério a vida cristã,muitos acham que é só simplesmente ir a igreja aos domingos e pronto sua vida irá melhora 100%.Meu nome é Camila Rufino,tenho 16 anos e me orgulho de ser evangélica,não sinto a menor vergonha de dizer que Cristo mudou minha vida completamente...

    ResponderExcluir
  2. Uma parábola que eu gosto muito de meditar é Deutoronomio28

    ResponderExcluir
  3. Olá, Camila e "Anônimo". Obrigado por comentarem. De fato, não temos que ter vergonha de sermos cristãos e de sermos testemunhas vivas do evangelho de Cristo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Temos que agradecer incessantemente ao Senhor pela sua misericordia,com todo os nossos defeitos que são muuuuitos ainda nos ama.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, Selma. A misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos... Obrigado por participar por aqui. Bjo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"