Ele vos guiará em toda a verdade

Lectio:

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.



Meditatio:



Deus é o totalmente Outro mais íntimo de nós do que nós mesmos. Você sabe porque os cristãos consideram que o Espírito Santo é Deus, junto com o Pai e o Filho? Entre outros motivos, é porque se assim não o fosse, nunca teríamos comunhão com Deus, mas sempre com uma criatura abaixo dele.

Daí, a divindade do Espírito é um conhecimento inegocíável para a fé cristã. E é este mesmo Espírito, chamado de Consolador, que em ti habita. Há mais verdade em ti, pela morada do Espírito, do que em qualquer outro lugar do mundo. Mas veja; ele guia um povo, e não somente indivíduos solitários, daí, sua ação poder ser melhor sentida em comunidade. Ame ao Espírito, e Ele te guiará em toda verdade.




Actio:



Olhe para dentro de si, procure entender este movimento do Espírito em ti.

Ele só quer o teu bem, e te amoldar ao caráter de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Se você ainda não conseguiiu percebê-lo, busque-o. Jesus disse que o Pai daria o Espírito àqueles que pedissem. Lembrem-se da meditação de alguns dias atrás. Aqueles que têm os mandamentos de Jesus e os guarda, será amado pelo Pai, e Ele e o Filho se manifestarão ao tal. Esta manifestação é o Espírito Santo habitando em ti.




Oratio



Senhor. Nos ajuda a perceber a vida do Espírito em nós. Nos ajuda a buscar mas d'Ele! Derrama o teu Espírito abundantemente sobre nossas vidas. É o que nós pedimos, em teu nome, amém!

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

A impressionante biografia de William MacDonald

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"