Guiados pelo Espirito de Deus

"Pois todos os que são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus" (Romanos 8.14).

Já vi muitas pessoas confusas por causa deste texto.

Dizem que, se somos filhos de Deus, temos que ser guiados pelo Espirito, ou seja, receber direções diretas de Deus acerca de todas as principais questões da vida.

Então tais pessoas, diante de uma decisão difícil, ficam orando desesperadamente para que o Espirito dê alguma direção específica.

Nada contra buscar orientação de Deus, mas sejamos honestos. Na maior parte das vidas, ou talvez sempre nós DIFICILMENTE ouvimos uma voz de Deus (para ser redundante, AUDÍVEL) para nos dar alguma direção.

E muitos vão ficando em crise, fazem pedidos, pedem sinais, e em algum momento precisam decidir algo pois o tempo vai passando, e acabam, muitas vezes, interpretando sinais, e dizendo que foram direcionadas por Deus para tomar determinada decisão.

Outros, mais honestos, desanimam, pois sabem que a voz de Deus não pode ser confundida com pseudo sinais.

Ser guiado pelo Espirito, conforme o texto mencionado em Romanos, nada tem a ver com ouvir a voz do Espirito para tomar decisões específicas do tipo que emprego escolher, que igreja frequentar, que país viajar, etc. Não é isso que a Escrituras ensina, pelo menos não nesta parte.

O texto ensina que ser guiado pelo Espírito é não ser guiado pela carne (sarx). É não viver segundo as inclinações carnais. É se inclinar para as coisas do Espírito. E só pode resistir à carne aqueles que receberam o Espírito Santo, pela regeneração. Ou seja, se inclinar nesta ou naquela direção é somente a expressão, o fruto, daquilo que fundamentalmente nós somos.

Ser guiado pelo Espirito então tem a ver com a santificação, e não com receber direções específicas, como se o Espirito fosse um tipo de guia a nossa disposição, vinte e quatro horas por dia.

O Espirito irá te convencer do pecado, irá te inclinar para as coisas espirituais, irá te dar um sinal de alerta quando você estiver prestes a pecar. Isso é ser por ele guiado.

Isso não significa que você não possa receber direções específicas da parte de Deus. Entretanto, não é isso necessariamente que significa ser guiado pelo Espirito, conforme se lê neste capítulo de Romanos.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"