segunda-feira, 18 de maio de 2015

Santíssima Trindade - o modelo da Comunidade Cristã


A Comunidade Trinitária é uma pluralidade de pessoas que se amam.

A Comunidade Cristã é composta por uma pluralidade de pessoas que também se amam (ou deveriam se amar)

Na Comunidade Trinitária, cada uma das Pessoas glorifica a outra. O Filho glorifica o Pai, o Espírito glorifica o Filho, o Pai, glorifica o Filho, e assim sucessivamente.

Na Comunidade Cristã, ninguém busca a própria glória, mas cada qual presta serviço, "glorifica" aos demais. Somos servos uns dos outros.

Na Comunidade Trinitária, cada membro realiza sua obra com perfeição, cada qual para um determinado fim. O Pai é criador, o Filho redentor, e o Espírito, santificador. 


Na Comunidade Cristã, cada qual também realiza com perfeição a obra pela qual foi designado para um determinado fim. Cada um atende à vocação pelo qual foi chamado para edificação de todo o corpo em amor.

Ser portanto, recriado à imagem e semelhança de Deus corresponde a fazer parte de uma comunidade que tem a Trindade como modelo. É uma imagem e semelhança corporativa, e não somente individual.


A imagem trinitária nos inspira a sermos uma comunidade de amor. É de fato, a concepção trinitária que nos oferece uma descrição filosoficamente possível de que Deus é amor, pois vive em uma comunidade de amor. O monoteísmo radical, do Deus para além de tudo e de todos, pode, no máximo, nos passar uma imagem de um Deus soberano, até mesmo misericordioso, mas não de alguém que ama ardentemente.

Entretanto, o apóstolo João pode ensinar que Deus é amor, pois vive eternamente em uma comunidade de amor.

Por isso, dizemos com toda a Igreja: Bendito seja o Pai, o Filho, e o Espírito Santo de Deus!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...