Destruindo a família com as próprias mãos

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos (Provérbios 14.1).


Sim, é verdade. Uma mulher tola coloca tudo a perder dentro de sua casa. A tolice é vista como uma espécie de estultícia, falta de bom senso, enfim.

Mas em minha experiência enquanto pastor, o que mais vejo mesmo é homens destruindo, literalmente, a sua casa com suas próprias mãos.

Conheci uma família linda, em que havia uma esposa trabalhadora, dedicada, com lindos filhos. Mas o marido era agressivo, injusto, bebedor e violento. Ao final das contas, sua mulher saiu de casa com seus filhos para um lugar incerto e não sabido, depois de muito sofrimento. Eis aí um caso de um homem que destruiu o lar com suas próprias mãos. São inúmeros os casos de agressões familiares, de modo geral provocada pelos maridos.

O fato é que existe uma capacidade destruidora dentro de todos nós, independentemente do gênero, mas os homens são muito mais violentos, por óbvio. Países vivem em guerras, partidos, quadrilhas, porque pessoas também vivem em guerra. Se dermos vazão à nossa ira, daremos vazão à loucura destrutiva, e destruiremos com as próprias mãos aquilo que é o mais importante em nossa vidas: nossa família.

Pixabay

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

A impressionante biografia de William MacDonald

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"