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Mostrando postagens de novembro, 2011

Discordo dos seguintes ensinos de Agostinho

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Discordo dos seguintes ensinos de Agostinho: que Maria teria nascido e vivido sem pecado  (AGOST., De natura et gratia, 36, 42, PL 44, 267; P. LOMB., Sent. III, dist. 3, 2, p. 559.), sendo que a Bíblia afirma que, exceto Cristo, todos os seres humanos pecaram (Romanos 3.23); que existe um purgatório  (Santo Agostinho, Comentário aos Salmos, 37,3), sendo que a Bíblia não encoraja a idéia de uma segunda oportunidade após a morte (Mateus 25.11-13; Apocalipse 20.11-15), pois "aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9:27).  E nem muito menos encoraja uma idéia de salvação através do próprio sofrimento ou obras (Efésios 2.8-10, Tito 3.4-5 e Hebreus 10.12). Sabemos que Jesus disse ao Ladrão arrependido: "hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23.39-43), portanto, tal indivíduo que viveu uma vida de pecado, encontrou a graça salvadora na hora de sua morte e, ao morrer, não foi conduzido para um purgatório a fim de purificar-s

O Alcance e o propósito da graça

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graç O alcance e o propósito da graça (Tito 2.11-15) Link para o vídeo deste estudo:  http://youtu.be/UAqlM5J8Fs0 Abordando as seguintes questões: v   A graça  salvadora é a única esperança para os pecadores Ø    Romanos 6.23 e João 1.29; 14.6. v   A graça salvadora foi manifesta a todos os homens Ø    Tito 2.11; 3.4; Hebreus 2.9; 1 João 2:2; João 1. 7-9; 3.16-19; 6.40; 8.13; 12.32; 2 Co 5.15; Mateus 4:16; 1Timóteo 2.4-6; Atos 2.21; 17.30; 26.16-18; Romanos 1.16; 3.22.

O livre arbítrio arminiano/wesleyano significa salvação pelas obras?

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H á algum tempo, li em um site calvinista radical em que se duvidava da possibilidade da salvação de um cristão arminiano/wesleyano. Isto porque, para alguns calvinistas, a salvação, conforme exposta pelo arminianismo, seria pelas obras, e não somente pela graça de Deus. A salvação somente pela graça, segundo os calvinistas, implica em uma obra soberana na vida do cristão, do começo ao fim, sem nenhuma participação humana neste processo. Daí, também ser chamada de monergista (ao contrário, a arminiana, que seria chamada de sinergista). Mas será que é assim? Ser arminiano/wesleyano implica em acreditar que não se é justificado somente pela fé, salvo somente pela graça? Pensemos. Há muito erro em se achar que o arminianismo/wesleyano advoga que o ser humano tenha um livre arbítrio como alguém que está em uma posição de privilégio e tenha que escolher entre duas alternativas, tipo “a” ou “b”, ou entre “aceitar a Jesus ou não”. Não é isso. O que o arminianismo/wesleyano ensina é o seguinte

Liberdade e Servidão

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"Um cristão é um senhor livre sobre todas as coisas e nã ose submete a ninguém" "Um cristão é um súdito e servidor de todas as coisas e se submete a todos" (LUTERO, "A liberdade do cristão", Ed. Unesp, p. 25. A maior escravidão, segundo as Escrituras, é o pecado. Primeiramente, os pecados pessoais, dos quais, em Cristo, nos podemos ver livres, tanto dos seus efeitos, como de sua condenação. Em segundo lugar, infelizmente, do pecado de outros homens, que pela sua vida pecaminosa, oprimem a outros. No segundo caso, ainda é possível experimentar uma liberdade interior (caso Cristo liberte alguém de seus pecados pessoais), subjetiva, que é de grande valor; mas o ideal é que haja liberdade plena, tanto num caso quanto no outro. E, uma vez liberto, espera-se que o cristão, por sua vez, não se torne ele um opressor, mas servo de todos. Jesus disse que, entre os discípulos, o maior deveria ser como o menor, como aquele que mais serve. Portanto, se libertos do peca

Liberdade e Servidão

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"Um cristão é um senhor livre sobre todas as coisas e nã ose submete a ninguém" "Um cristão é um súdito e servidor de todas as coisas e se submete a todos" (LUTERO, "A liberdade do cristão", Ed. Unesp, p. 25. A maior escravidão, segundo as Escrituras, é o pecado. Primeiramente, os pecados pessoais, dos quais, em Cristo, nos podemos ver livres, tanto dos seus efeitos, como de sua condenação. Em segundo lugar, infelizmente, do pecado de outros homens, que pela sua vida pecaminosa, oprimem a outros. No segundo caso, ainda é possível experimentar uma liberdade interior (caso Cristo liberte alguém de seus pecados pessoais), subjetiva, que é de grande valor; mas o ideal é que haja liberdade plena, tanto num caso quanto no outro. E, uma vez liberto, espera-se que o cristão, por sua vez, não se torne ele um opressor, mas servo de todos. Jesus disse que, entre os discípulos, o maior deveria ser como o menor, como aquele que mais serve. Portanto, se libertos do peca

Arrependimento e santidade

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" O arrependimento sempre segue o ato de pecar na vida do crente verdadeiro" (LANGSTON, A. B. Esboço de Teologia Sistemática, p. 217). O que define a santidade do cristão não é somente sua capacidade para não pecar, mas também sua disposição para ser arrepender todas as vezes que isso acontecer. É a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento. Convém perceber os movimentos do Espírito do Senhor em nossas vidas a fim de estarmos atentos quando Ele estiver nos tentando convencer de algum mal que praticamos. É nosso dever não resistir ao Espírito Santo de Deus.

A glória de Deus

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A busca da glória de Deus não é um passatempo ou capricho de religiosos. Muito pelo contrário. É na busca e na glória de Deus que o ser humano encontra sua suprema felicidade. "A glória de Deus é a felicidade humana; o ser humano só pode ser feliz buscando a glória de Deus, pois este é o propósito pelo qual fomos criados" (parafraseando Jonathan Edwards)

Liderança e Santidade

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“ A longa e dolorosa história da Igreja é a história de pessoas que, vez após vez, foram tentadas a escolher o poder no lugar do amor, a controlar ao invés de aceitar a cruz, a ser líder ao invés de ser liderado. Aqueles que resistiram a esta tentação até o fim, dando-nos assim esperança de fazer o mesmo, são os verdadeiros santos”. (NOUWEN, Henri. O perfil do líder cristão do séc. XXI, p. 50)

Como saber se sou salvo?

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Como saber se sou salvo? Como saber se já nasci de novo? Você já teve um encontro com Deus? Muitos professam terem tido um encontro com Deus, mas seguem vivendo como antes. Mas um verdadeiro encontro com Deus deixa marcas! Abrão torna-se Abraão, Jacó transforma-se em Israel, Simão em Pedro, Levi em Mateus e Saulo em Paulo. Isaías exclamou: “ai de mim”! Zaqueu deixou de ser um corrupto ganancioso e passou a ser justo e caridoso. Ou seja, um verdadeiro encontro com Deus é impactante e transformador.

Espiritualidade

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“A espiritualidade não é uma fuga da realidade, mas a arte de ser imparcial, de ver as coisas assim como Deus as criou” (Grun, Anselm. A sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas, p. 19, ed. Vozes.

Labor Teológico Saudável

T odo labor teológico que não leva ao conhecimento de Deus, gerando amor e reverência a Ele, bem como à vida piedosa, corre o risco de se tornar eminentemente especulativo e levar ao esfriamento da alma. Então, pergunte à teologia que você estudou: me levou a amar mais a Deus; me levou à reforma da minha própria vida, à disciplina espiritual? Em caso negativo, reveja seus estudos e recomece novamente.

Igreja perniciosa

U ma das características de uma igreja que age de forma perniciosa, em minha opinião, é que ela retira muitos recursos financeiros da sociedade, mas dão pouco retorno em termos de recuperação de pessoas, promoção da felicidade e ação social, além de engordar sobremaneira os cofres de seus líderes. Além do que, passa a tratar todas as demais igrejas que lhe ameaçam como concorrentes, utilizando todo o seu aparato comercial para, direta ou indiretamente, detonar com aqueles que julgam poder prejudicar seus interesses. Um triste "tiro" na unidade da igreja cristã. Novamente, rasgam as vestes de Cristo...

Descansando e pensando

D escansar está na mesma lista de mandamentos que não roubar, ou matar. Entretanto, em nossa sociedade capitalista, e tão produtiva, qualquer momento de descanso é tido com desconfiança. Preenchemos o tempo que a tecnologia nos deu com mais trabalho e mais produtividade. E isso pra que, visto que, nada do que possuímos vai durar pra sempre, inclusive nós? O problema é que no intenso ardor das atividades, pouco espaço resta para a reflexão, refletindo-se tal vício inclusive na religião, impondo-se a culpa aos não produtivos. Entretanto, o que de diferente há na espécie humana dos demais animais? Entre outras coisas, certamente, é a capacidade de reflexão. Qualquer outra coisa, como nadar, correr, voar, etc, os animais fazem melhor. Quanto menos pensamos, menos humanos nos tornamos.

Derrubando Muros e Construindo Pontes

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Preciosa mensagem do Bispo Anderson Caleb da Igreja Metodista Wesleyana sobre o dever de derrubar muros de intrigas e construir pontes de amizade. Ao Concílio Geral Metodista Livre em 11/11/11.

Minhas dificuldades com o sistema calvinista de pensamento

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S ou admirador de muitos autores calvinistas, e no que diz respeito em ouvir e ler material teológico evangélico, a maior parte do meu tempo e dedicação tem sido em ler autores desta linha de pensamento, como o próprio Calvino, Spurgeon, Loyd-Jones, John Pipper, Berkhof, entre outros. Particularmente, eu tenho a impressão de que o protestantismo sério, do ponto de vista prático e teológico, tem sido majoritariamente calvinista, e até poderei um dia tornar-me um também. Entretanto, tenho algumas dificuldades com este sistema teológico de pensamento, principalmente no que diz respeito à doutrina da predestinação, que ensina que somente um grupo de eleitos será salvo, enquanto que os demais serão largados ao seu próprio destino, que é o inferno eterno. Isto por conta da teologia propriamente dita ensinada nas Escrituras, qual seja, acerca do próprio estudo da pessoa de Deus. Por exemplo, as Escrituras dizem que Deus quer que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1

Reflexão acerca do fim do mundo

O texto abaixo pertence à Carlos Eduardo Calvani, clérigo anglicano. Próprio 27 (Domingo mais próximo a 09/11) Amós 5.18-24; I Tessalonicenses 4.13-18; Salmo 70; Mateus 25.1-13 M uita gente tem obsessão pelo fim do mundo. De tempos em tempos reaparecem previsões baseadas em textos de diferentes culturas anunciando o fim de tudo. Isso sempre aconteceu na história. Na idade-média muitos apareceram marcando datas para o fim. Os adventistas já marcaram datas diferentes e sempre que as datas passam, reaparecem com uma nova interpretação. Recentemente alguns marcaram o fim do mundo para o dia 21 de outubro deste ano. Agora estão dizendo que foi um erro de cálculo e que na verdade, está marcado para 21 de outubro do ano que vem. Uma das melhores observações que li sobre essas datas dizia o seguinte: “O fim do mundo foi cancelado no Brasil... chegou-se à conclusão de que não possuímos estrutura para a magnitude de tal evento; além disso, a Globo, Record e a FIFA não chegaram a um aco