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Mostrando postagens de fevereiro, 2011

Don Richardson no Brasil

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O ntém tive a oportunidade de assistir a uma palestra de Don Richardson, antropólogo cristão, na Igreja Evangélica Manaim, em São Paulo. O mencionado autor possui diversas obras que geralmente são muito estudadas por seminaristas evangélicos, como “O fator Melquisedeque”, o “Totem da paz”, etc. Ele é também um dos mais entusiastas defensores da idéia de que, em toda cultura, há elementos que podem ser utilizadas como “ponte” para a proclamação do evangelho, como se Deus tivesse deixado um testemunho de Si em cada cultura. Impressionante mesmo são as histórias da experiência do próprio Richardson. Desde um povo que se converteu por causa da passagem em que Jesus cura um cego com o seu cuspe (ritual que os líderes da tribo costumavam utilizar), até outra que tinha o seu próprio batismo que simbolizava um novo nascimento e a paz entre tribos rivais. Além do que, foi impressionante como o pastor Don enfatizou a universalidade da benção evangélica sendo anunciada desde os tempos de Abraão,

Don Richardson no Brasil

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O ntém tive a oportunidade de assistir a uma palestra de Don Richardson, antropólogo cristão, na Igreja Evangélica Manaim, em São Paulo. O mencionado autor possui diversas obras que geralmente são muito estudadas por seminaristas evangélicos, como “O fator Melquisedeque”, o “Totem da paz”, etc. Ele é também um dos mais entusiastas defensores da idéia de que, em toda cultura, há elementos que podem ser utilizadas como “ponte” para a proclamação do evangelho, como se Deus tivesse deixado um testemunho de Si em cada cultura. Impressionante mesmo são as histórias da experiência do próprio Richardson. Desde um povo que se converteu por causa da passagem em que Jesus cura um cego com o seu cuspe (ritual que os líderes da tribo costumavam utilizar), até outra que tinha o seu próprio batismo que simbolizava um novo nascimento e a paz entre tribos rivais. Além do que, foi impressionante como o pastor Don enfatizou a universalidade da benção evangélica sendo anunciada desde os tempos de Abra

Caminhos para a Evangelização na Igreja Primitiva

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Quais foram os caminhos da Evangelização nos primeiros anos de vida da Igreja? Como os Apóstolos, pastores e evangelistas se valeram de elementos culturais, infra-estrutura e muitos outros recursos que encontraram à sua disposição para pregação do Evangelho? Paz romana império unidade, estradas, livre trânsito Cultura grega língua, pensamento filosófico, termos teológicos, busca do monoteísmo Religião judaica a dispersão, privilégios, influência, atração, monoteísmo, ética, Escrituras, sinagogas, ênfase na conversão Quais são os recursos que estão ao nosso dispor nos dias de hoje e como usá-los para a difusão do Evangelho de Cristo?

Cristo nos pobres

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Há alguns que levaram tão a sério o dito de que Cristo vive nos pobres (...tive fome e me deste de comer, sede e me destes de beber...), que até os reverenciavam quando estes apareciam em algum lugar. Dizem que alguns franciscanos até chegavam a se ajoelhar diante do necessitado. Tenho um amigo que entrega sopão que as vezes brinca com o pessoal de rua, e fica perguntando para alguns deles: fala verdade, Cristo está aí, não é mesmo? Cristo está aí, em você! O pessoal deve achar ele meio maluco, e talvez seja mesmo. Entretanto, o mais importante é isso mesmo. O cristão não pode jamais deixar de pensar na questão social, mas não do ponto de vista somente acadêmico ou teórico. Em algum grau, deve se envolver.

Uma vida que ensina em silêncio

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"Mesmo que todos os outros não sejam o que devem ser, guarda a paz. Sê-o tu. A tua fidelidade silenciosa e pacífica fará muito mais para o progresso dos teus irmãos do que tua agitação e recriminações - frequentemente ineficazes. O exemplo de tua serenidade e transparência aos raios de Deus que te habita, levarão mais ao bem qeu todos os teus discursos e agressividade". (As portas do Silêncio)

Servo de Todos

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"O cristão é o mais servo de todos os servos, e está sujeito a todos. O cristão é o mais livre dos senhores, e não está sujeito à ninguém" (Martinho Lutero).

Segunda Feira Teológica na FTML

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Lista de classificação de países que perseguem o cristianismo

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Fonte: http://www.portasabertas.org.br/classificacao/ Não se esqueça de orar e contribuir em favor da Igreja perseguida.

Cabe aos pais decidirem a religião dos filhos?

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Pais e filhos Qual é o papel dos pais em relação a espiritualidade dos filhos? Cabe aos pais decidirem a religião dos filhos?

Quando oramos mal

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Certa vez, os discípulos de Jesus se aproximaram dele e lhe fizeram a ele o seguinte pedido: "ensina-nos a orar" (Lc 11.1). Hum... Até os apóstolos precisaram aprender a orar. Orar não é algo que a gente já nasce sabendo. Jesus considerou tão relevante aquela solicitação que passou imediatamente a ensinar-lhes a orar, apresentando-lhes uma oração que lhes serviria de modelo por conter os princípios fundamentais da boa oração. Alguém poderia aqui conjecturar: "Então, quer dizer que existe oração má?" Sim, existe oração má, quer por não glorificar a Deus, quer por estar completamente fora dos propósitos divinos. Vejamos: Oramos mal por ignorância, pois "não sabemos orar como convém" (Rm 8.26-27); porque nosso conhecimento sobre todos os fatores e implicações futuras é limitado, de modo que "o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor" (Pv 16.1);  Oramos mal por ambição carnal como bem apontou o Apóstolo Tiago: &quo

Perfeição Cristã

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A Perfeição Cristã Romanos 12.1-2 Qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas? "Sede Perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celestial" (Mt 5.48) Renovação da imagem de Deus é o modo preferido de caracterizar a santificação por englobar as dimensões individual e social "Renovados à imagem do Criador" (Co 3.10) "Predestinados para serem conformes à imagem de seu Filho" (Rm 8.29 e Ef 1.4) "segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior" (2Co 3.18) "novo homem, criado para ser semelhante a Deus" (Ef 4.24) "A fé que atua pelo amor" é o comprimento, a largura, a profundidade e a altura da perfeição cristã". (Wesley) "amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos". "Deus nos concedeu todas as condições necessárias para a vida e a piedade" (2 Pe 1.3); para "escaparmos da corrupção deste mundo" (2 Pe 1.4). "Por

A Perfeição Cristã

Perfeição Cristã

Silêncio humilde

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Por Thomas Merton N ão é o falar que rompe nosso silêncio, mas a ansiedade de sermos ouvidos. As palavras do orgulhoso impõem silêncio aos demais, de maneira que só ele possa ser ouvido. O humilde fala somente para que lhe falem. O humilde nada pede senão uma esmola; depois, espera e escuta. Recebemos a Cristo ouvindo a palavra da fé. Trabalhanos na obra da nossa salvação em silêncio e na esperança; mais cedo ou mais tarde, porém, chega a hora em que devemos abertamente confessá-lo diante dos homens e, em seguida, diante de todos os que habitam no céu e na terra. Se nossa vida se derrama em palavras inúteis, jamais ouviremos algo, jamais nos tornaremos algo e, no fim - porque já dissemos tudo antes de termos tido algo a dizer - ficaremos sem fala no momento de nossa maior decisão. (in Na liberdade da solidão, Ed. Vozes, p.71-72) A igreja necessita urgentemente de pessoas que saibam ouvir, pois todo o falar, muitas vezes se parece mais com uma disputa do que com um "coloca

Eclésia e Justiça distributiva

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“Vendiam as suas propriedades e bens, d istribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 2.45). O s membros da igreja dos apóstolos vendem suas propriedades e formam um capital de apoio para os que têm necessidade. Assim, a Eclésia realiza justiça social, dando um mínimo de condições dignas de existência a todos os seus membros. Não é algo obrigatório, pois não é assim que o amor funciona. Os bens do povo de Deus são para o povo de Deus. Assim como os filhos do reino são chamados para não juntar bens neste mundo, assim também é a igreja de Deus. Pobre no mundo. Não fica bem à igreja de Cristo sentar ao lado dos ricos e poderosos, pois assim o Senhor não o fez, nem os santos apóstolos. A Eclésia, conforme dito, realiza justiça distributiva. Onde está esta igreja, é o que precisamos nos perguntar. Como fazer parte desta igreja, é o que precisamos nos perguntar. O Reino é a fraternidade dos irmãos. Entre os irmãos, não há necessitados. Muitos dizem que este

Deserto e Preparação

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"O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de se manifestar a Israel" (Lucas 1.80). M uitos gostam de ficar conjecturando de que modo se deu o crescimento de Jesus, quais as viagens que ele fez enquanto jovem, adolescente, etc, tendo em vista o silêncio das Escrituras sobre grande parte de sua vida. Tais estudos podem até ser interessantes, mas não passam de conjecturas. Quando as Escrituras falam algo sobre Jesus, os seus conterrâneos já o conheciam de longa data, bem como sua profissão, seu parentesco. Não é um estranho em Israel ou em sua terra natal, mas sim alguém conhecido por todos. Agora, algo que chama a atenção no texto descrito acima é o fato de que Jesus "viveu nos desertos até se manifestar em Israel". Gosto de pensar no deserto como um lugar de preparação. No caso de Jesus, de preparação para a missão que ele iria exercer publicamente. Isto pode significar então que, o lugar de preparação para o ministér

Lectio Divina

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Por Henri Nouwen T omar a Escritura e lê-la contemplativamente chama-se "lectio divina" ou leitura espiritual. A expressão "lectio divina" vem da tradição beneditina e refere-se principalmente à leitura divina ou sagrada da Bíblia. "Lectio Divina" é a antiga prática monástica de ler a Escritura meditativamente - não para dominar a palavra, não para criticar a palavra, mas para ser dominado e desafiado pela palavra. Significa ler a Bíblia "de joelhos", isto é, com reverência, atenção e profunda convicção de que Deus tem uma palavra única para você, exatamentena situação em que você se encontra. Em suma, leitura espiritual é uma leitura na qual permitimos que a palavra nos leia e nos interprete. A leitura espiritual é uma disciplina de meditação sobre a Palavra de Deus.Meditar significa "deixar a palavra descer da nossa mente para o nosso coração". A meditação significa mastigar a palavra e incorporá-la à nossa vida. É a disciplina pela q

Silêncio Humilde

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Por Thomas Merton N ão é o falar que rompe nosso silêncio, mas a ansiedade de sermos ouvidos. As palavras do orgulhoso impõem silêncio aos demais, de maneira que só ele possa ser ouvido. O humilde fala somente para que lhe falem. O humilde nada pede senão uma esmola; depois, espera e escuta. Recebemos a Cristo ouvindo a palavra da fé. Trabalhanos na obra da nossa salvação em silêncio e na esperança; mais cedo ou mais tarde, porém, chega a hora em que devemos abertamente confessá-lo diante dos homens e, em seguida, diante de todos os que habitam no céu e na terra. Se nossa vida se derrama em palavras inúteis, jamais ouviremos algo, jamais nos tornaremos algo e, no fim - porque já dissemos tudo antes de termos tido algo a dizer - ficaremos sem fala no momento de nossa maior decisão. (in Na liberdade da solidão, Ed. Vozes, p.71-72)

A radicalidade na luta contra os tropeços

“Se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares maneta do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno do fogo que não se apaga...” (Mc 9.43). A ssim também falou o mestre acerca dos pés (v. 45), bem como do olho (v. 47), que era melhor amputá-los que, possuindo os dois e tropeçar, ser lançado no inferno. Não sei se meditamos com seriedade nestes ensinamentos. Isto porque, vivemos em uma sociedade que nos induz a aproveitarmos o máximo de todas as nossas potencialidades. Ou seja, desde que não se contrarie a lei, somos incentivados a “ir onde nossos pés quiserem nos levar”, ou “ver tudo aquilo que os olhos quiserem ver”, ou “pegar tudo o que a vida nos proporcionar”... Ocorre que, segundo Jesus, os instrumentos do tropeço são nossos próprios membros. Se a tua “mão”, “olhos”, “pés” te fizerem tropeçar... Isso não difere dos ensinamentos de Paulo quando disse que vê em seus membros outra lei que “guerreia” contra a lei de sua mente, e que o faz prisioneiro da lei do

O Segredo da Paz!

A ansiedade é um dos grandes males deste século! As pessoas estão com muito medo do futuro. Estão preocupadas com o que possa vir a acontecer. Sofrem por antecipação. Se angustiam muito. Fazem uma tempestade num copo d'água e quando se deparam com uma verdadeira tempestade, imaginam que é o fim. Buscam solução em remédios, muitos acabam até se viciando, agravando, assim, os seus problemas. Mas aonde estaria a solução? É possível ter paz em meio as pressões e tribulações da vida? Qual é o segredo da paz? Onde reside a paz? Como vencer a ansiedade e o temor? As pessoas não nascem preocupadas e angustiadas. Isto é algo que elas vão aprendendo no decorrer de sua existência. Assim como se aprende, pode-se também desaprender. É claro que não é algo fácil. Estamos realmente à mercê de muitos perigos. Precisamos de ajuda para lidar com tantas ameaças. E se pudéssemos contar com uma forte proteção divina?! Sim, e se pudéssemos confiar em Deus a ponto de lançar sobre Ele todas as nossas an

Escola de Teologia

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Trata-se de um curso popular de Teologia, em que ensinam nomes como o dos pastores Ricardo Bitun e Ariovaldo Ramos. Maiores informações: http://manaim.com.br/

Jesus manda parar o culto

"Se, pois, ao trazerdes ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta" (Mateus 5.23-24). J esus manda parar o culto, parar a oferta, e apressar-se na reconciliação. O apóstolo ensinou de que, no que dependia de nós, deveríamos ter paz com todos. Isto porque, toda a obra de redenção tem a ver com reconciliação. Reconciliação de Deus para com os homens, e destes, uns para com os outros. E fomos encarregados da mensagem da reconciliação. Esta mensagem é especialmente importante para o já tão multifacetado movimento protestante, que se dividiu, e continua se dividindo, muitas vezes por conta de brigas fúteis, maculando ainda mais a unidade cristã. Obviamente, a reconciliação envolve pelo menos duas partes. Cabe ao discípulo fiel tomar a iniciativa, repisando em seu orgulho próprio. É possível que o outro recuse, aumentando

Princípios de Evangelismo ensinados por Jesus

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Princípios que nortearam a Evangelização na Igreja Primitiva

Evangelização na Igreja Primitiva

Instituição e experiência religiosa

"...descrever a experiência religiosa tomando suas cristalizações instituiconais e dogmáticas como ponto de referência é o mesmo que tentar compreender a vida através do cadáver. Existe um abismo entre as formas reificadas de religião e a experiência que lhes deu origem. Poder-se-à compreender o amor pela instituição do casamento? Poderá reduzir-se o amor à instituição casamento? O mesmo podemos dizer da infinita distância que separa a experiência religiosa, essencialmente emocional e existencial, dos objetos que eventualmente surgiram desta experiência". (ALVES, Rubem. O enigma da religião. Papirus. p. 160). Indagações: a instituição estará sempre condenada a negar a primeira experiência religiosa de cada qual? Mas se ela a nega, significa que não pode auxiliar a reproduzi-la na vida de outras pessoas? A instituição, em si, qualquer que seja, sempre irá negar a essência da religião, no nosso caso, a cristã? O amor não pode ser reduzido à instituição casamento, mas, um casame

Púlpito Cristão: Valdemiro Santiago na capa da revista IstoÉ: O hom...

Púlpito Cristão: Valdemiro Santiago na capa da revista IstoÉ: O hom... : "Com discurso de homem do povo, carisma inato e um aparato de comunicação competente, Valdemiro Santiago faz sua Mundial ascender ao topo da..." Vale muito apena. Isso é pra conhecermos um pouco mais, acerca desse movimento que assombra as igrejas.