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Mostrando postagens de abril, 2010

Arquidiocese de São Paulo

...repudia declarações do Presidente do TJ de São Paulo acerca do tema pedofilia. Leia em Folha on line .

Os misericordiosos

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Lectio : "Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia" (Mt 5.7) Meditatio : Podemos deixar de dar a outros aquilo do qual somos necessitados diante de Deus? Há alguém que não necessite da misericórdia divina? Onde está aquele que coloca o seu coração sobre a miséria alheia? Quem é aquele que permanece com a face sobre a dor do outro? Onde está aquele que não desvia o seu rosto da necessidade do seu próximo? Que tem misericórdia por aqueles que pecaram contra nós? Por aqueles que se extraviaram? Misericórdia esta que se expressa no silênciao do não julgamento. Na assistência que não busca retorno nem reconhecimento. Daqueles que não reduziram sua vida à somente ganhar do próprio pão, mas que insistem em dividí-lo. Que não fizeram do sucesso todo o motor de suas vidas, nem seu único objetivo. Não se isolaram em suas cabanas de concretos, mas colocam seus olhos nas ruas da cidade. Misericordiosos. Instrumentos da cura e da graça divina. Estes serão bem aven

Fome e sede de justiça...

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"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados". A justiça como comida e bebida. Comida e bebida são vitais para a vida. Bem aventurado aquele para o qual a justiça é algo vital. Se tem fome, se tem sede, é porque tem ausência, seja de comida, seja de bebida. Se tem fome, se tem sede, é porque tem ausência de justiça. Têm ausência de justiça própria. E tem sede de Deus. Pois somente Ele é o Justo. Mas quando sacia sua fome, sacia sua sede. Tem desejo que tal justiça se cumpra ao seu redor. E aflige sua alma. Porque vê que a fome e a sede são grandes no mundo. E percebe.... Que a justiça é vital para a felicidade humana. Nunca ninguém se sentiu feliz por buscar a felicidade. Talvez este seja um dos grandes engodos da mídia. Quem quer ser feliz, dizia Loyd-Jones, deve buscar primeiramente a justiça. Ser justo. Viver uma vida justa. Fazer o que é justo. Somente o justo é feliz. Somente o feliz é justo.

Os que choram

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Lectio : "Bem aveturados os que choram, porque serão consolados" (Mt 5.5) Meditatio : É o cúmulo do absurdo! Dizer que bem aventurado (makarios = feliz) é quem chora. Como pode ser feliz quem chora? É porque chora de felicidade? É porque despreza o riso fácil? Talvez, isso também. Mas principalmente... É porque se tornou alguém identificado com os sentimentos de Cristo pelo mundo. Olha para a cidade com os mesmos olhos com que Cristo a vê. Olha as potencialidades alheias, ora desperdiçadas, ora sub utilizadas em seu cotidiano. Olha o sofrimeto alhei0. E as chora. Chora porque é alguém que reconheceu suas próprias limitações, que se expressam, seja no reconhecimeto de seu próprio fracasso pessoal em viver uma vida de santidade, por suas próprias forças. Seja porque vê o tamanho da obra a ser feita e o quanto é limitado em poder realizá-la. Mas também chora de alegria porque recebe, no tempo certo, o consolo divino. Chora a dor do seu próximo, a dor do seu irmão. É um com Crist
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Reflexão

É comum vermos em sites e blogs ferrenhas críticas aos defensores da teologia da prosperidade. Citando-se o nome de igrejas, apóstolos, bispos, pastores, etc. Até aí, tudo bem. Mesmo neste blog temos postagens assim. E eu mesmo já fiz, e ainda faço, minhas críticas a esta pseudo-teologia. E, quanto mais pudermos arrebata-los do fogo, melhor. Entretanto, faço uma ponderação que penso ser necessária. Estas pessoas, que lotam estes templos... Já estiveram em nossas comunidades, em nossas igrejas? Eram eles nossos discípulos, e agora estão desviados, seguindo outros mestres? Porque, se estavam, provavelmente foram muito mal instruídos e discipulados; caso contrário, não entrariam numa arapuca daquelas. E, se não estavam, é porque outros chegaram primeiro. Porque aquela turma trabalha, viu. Você liga a sua tv as 07:00 h da manhã, e tem culto ao vivo daquela turma. Aí, você liga a tv no mesmo dia, as 20:00 h e também tem culto ao vivo. Suas igrejas ficam o dia inteiro abertas, etc. Não estou

Lectio: Os mansos

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Lectio : "Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra" Meditatio : Eis aí mais um traço da contra-cultura cristã. Sempre se teve a idéia de que o mundo deva ser dominado pelos poderosos e violentos. Violentos pela guerra. Violentos pela disputa acirrada no trabalho. Violentos na competição do mercado. Violentos no esforço para superar os demais em qualquer área. E assim se constrói o mundo dos homens. Pela violência. Mas o mundo construído pelos filhos de Deus não deve ser assim. Ou pelo menos não deveria. Trata-se do mundo dos humildes, dos que choram, e dos mansos. O manso não reage na mesma proporção de violência em que é agredido. O manso sabe dar a outra face ao que o fere. O manso não é um bocó. Ele busca viver a vida de Cristo também na palavra profética. O Cristo, o manso, também denunciava o injusto. Também expulsou os vendilhões. Mas ainda assim era manso. Profundo paradoxo da fé. O manso não se perde em mil auto-justificações. Reconhece o seu pecado e o deix

Lectio: Bem aventurado os que choram

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Lectio : "Bem aventurado os que choram, porque serão consolados" (Mateus 5.4) Meditatio : Choram porque reconheceram o seu estado de carência diante de Deus. Sua condição de gente necessitada da graça divina. Chorou primeiro seus próprios pecados. Chora porque, alcançado pela graça divina, agora como o mestre, olha pra Jerusalém e pranteia a condição humana daqueles que estão como que sem pastor. Chora diante da injustiça, diante da sua própria impotência em combater o mal. Chora porque reconhece a presença de Deus nas pequenas coisas e tem coração grato. Diferente do mundo que exalta a auto-suficiência e o riso fácil, o bem aventurado chora. É, como nas palavras de Stott, a contra-cultura cristã. Oratio : Senhor, dá-nos um coração sensível, como o teu, para, em comunhão com o teu Espírito Santo, aprendermos a chorar a dor do mundo. Tem misericórdia de nós, de todos os que nos rodeiam, e nos ajuda a sermos anunciadores da Boa Nova do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo,

Lectio Divina - Pobres em espírito

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Lectio: "Bem aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino de Deus" (Mateus 5.3) Meditatio : Pobres em espírito. Aqueles que reconhecem sua necessidade de um divino Senhor e Salvador. Que toda sua virtude vem daquele que é o Pai das luzes. Que expressa isso em simplicidade de vida e caridade de coração. Que vive esta dependência na mesa da Palavra e da Eucaristia, na comunhão com os irmãos em uma comunidade de fé, e que "ouve" Deus falar, , seja na natureza, seja na boca de qualquer pequenino na face da terra, pois "vê" Deus em tudo e em todos. Oratio: Que o Senhor nos dê esta graça de viver esta bem aventurança. Faz-nos humildes de espírito, Senhor, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Actio : Que tal se expressarmos esta dependência do divino nos aproximando, sempre que pudermos, da mesa da comunhão, na oração e escuta atenta, no compartilhar e no serviço dos irmãos, dando-lhes, e deles recebendo aquilo que o Pai graciosament

Teologia Relacional

S egundo o Rev. Augusto Nicodemus, há alguns pressupostos acerca do significado da dita "Teologia Relacional" que são: "1. O atributo mais importante de Deus é o amor. Todos os demais estão subordinados a este. Isto significa que Deus é sensível e se comove com os dramas de suas criaturas. 2. Deus não é soberano. Só pode haver real relacionamento entre Deus e suas criaturas se estas tiverem, de fato, capacidade e liberdade para cooperarem ou contrariarem os desígnios últimos de Deus. Deus abriu mão de sua soberania para que isto ocorresse. Neste sentido, ele é incapaz de realizar tudo o que deseja, como impedir tragédias e erradicar o mal. Contudo, ele acaba se adequando às decisões humanas e ao final, vai obter seus objetivos eternos, pois redesenha a história de acordo com estas decisões. 3. Deus ignora o futuro, pois ele vive no tempo, e não fora dele. Ele aprende com o passar do tempo. O futuro é determinado pela combinação do que Deus e suas criaturas decidem fazer.

Teologia Relacional

S egundo o Rev. Augusto Nicodemus, há alguns pressupostos acerca do significado da dita "Teologia Relacional" que são: "1. O atributo mais importante de Deus é o amor. Todos os demais estão subordinados a este. Isto significa que Deus é sensível e se comove com os dramas de suas criaturas. 2. Deus não é soberano. Só pode haver real relacionamento entre Deus e suas criaturas se estas tiverem, de fato, capacidade e liberdade para cooperarem ou contrariarem os desígnios últimos de Deus. Deus abriu mão de sua soberania para que isto ocorresse. Neste sentido, ele é incapaz de realizar tudo o que deseja, como impedir tragédias e erradicar o mal. Contudo, ele acaba se adequando às decisões humanas e ao final, vai obter seus objetivos eternos, pois redesenha a história de acordo com estas decisões. 3. Deus ignora o futuro, pois ele vive no tempo, e não fora dele. Ele aprende com o passar do tempo. O futuro é determinado pela combinação do que Deus e suas criaturas decidem fazer.

Terceira Semana da Páscoa

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São Rafael, Santa Irene e São Nicolau, Novos-Mártires de Lesbos Jesus, como disse Zacarias, é o Sumo Sacerdote (Zacarias 3,1), Aquele que ofereceu Seu cordeiro, isto é, Sua carne, em sacrifício, pelos pecadores do mundo e pela salvação dos filhos que partilham de Sua carne e de Seu sangue (Hebreus 11,14). Portanto, Jesus é o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisideque, não em relação ao que era antes, por ser o Verbo e Deus na forma de Deus e igual a Deus, mas por ter oferecido a Si próprio na forma de servo e em oferta de sacrifício por nós. – São Gregório de Nissa, Contra Eunómio, livro 2 Santos do Dia Mártir Eupsíquio da Cesaréia, Capadócia (362) Novo-Mártir Gabriel (1942) Mártires Desano, bispo; Maríabo, presbítero, Abdieso e outros 270 martirizados com eles, Pérsia (362) Hieromártir Bademo (Vadim), arquimandrita da Pérsia (379) Venerável Woutride, fundadora de monastério na Holanda (688) Novos-Mártires Rafael, Nicolau e Irene de Lesbos (1463) Mártires Fortunato, Donato e as do

Missão Cena

SERVINDO NA CIDADE DE SÃO PAULO PRECISA: Conheço a Missão Cena desde seu inicio na década de 80. Alegro-me com os resultados destes mais de 20 anos de serviço aos excluídos da nossa querida cidade de São Paulo. Resgatar a Imagem e Semelhança do Criador nas pessoas atendidas é a tarefa diária dos missionários, voluntários e parceiros da Missão Cena. Você pode fazer parte deste serviço a Deus e as pessoas. Você pode também tornar-se mantenedor(a) da nossa missionária na Missão Cena, refiro-me a nossa querida Lilian Peixoto Guimarães. Se você desejar participar use esta conta: BRADESCO AG: 449 C/C: 0200234-5 Querendo se corresponder com ela use o e-mail: lilica10guimaraes@hotmail.com Clique aqui e saiba como participar e servir http://www.missaocena.com.br/asp/default.asp - Necessidades para o albergue – inverno Voce pode levar direto na Missão ou em nossos encontros dominicais no Caminho da Graça. 1 – 90 kg de Café 2 – 450 litros de Leite 3 – 14.400 Pães 4 – 90 Kg de Açúcar 5 – 10 Kg de

Atos virtuosos involuntários

“Quando foi que te encontramos com fome e te demos de comer?...” (Mt 25.37) Muitos oram... Sabem que fazem um bem diante de Deus... Muitos vão ao culto... Sabem que fazem um bem diante de Deus... Muitos lêem a Bíblia... Sabem que fazem um bem diante de Deus... Muitos vivem vidas regradas... Sabem que fazem um bem diante de Deus... Muitos jejuam... Sabem que fazem um grande bem diante de Deus... Mas muitos... Muitos sequer sabiam que faziam um bem diante de Deus... Vestiram o nu... Alimentaram o faminto... Hospedaram o estrangeiro... E visitaram o preso... E sem o saber... Faziam uma obra diretamente ao Cristo... Quem eram os pequenos irmãos de Cristo? Quem são os pequenos irmãos de Cristo? Os missionários cristãos, como querem os conservadores? Os israelitas, como querem os milenaristas? Todos os pobres, necessitados do mundo, conforme querem os libertacionistas? Sei lá. Todos eles... Nenhum deles... Talvez... Sim talvez... Perguntar e especular sobre tal coisa já pode demonstrar nossa

Sobre o amor

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SOBRE O AMOR "Bem aventurado aquele que dá atenção ao desvalido! No dia do infortúnio, o Senhor o livrará" (Salmo 41.1)

Sermão do Monte

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E u simplesmente amo o sermão da montanha, ou sermão do monte. Penso sinceramente que se todo mundo vivesse o que está lá escrito, o mundo seria um lugar bem melhor. Entretanto, tenho um problema: não consigo viver integralmente o bendito sermão. Já devo ter lido ele uma cem vezes, pelo menos, ou mais. Mas não tem jeito. Estou sempre tropeçando em alguma coisa. Ora, eu fico irado. Ora, julgo meu irmão (até aqui, o crente acha bonito este tipo de confissão; passsa a impressão de humildade...). Ora, olho "prumas" minas por aí daquele jeito (aqui, "os crente" já entortam os olhos...). Ora, estou ansioso pelas coisas da vida. Ora, não vivo, nem cumpro, nem ensino a lei. Ora, não dou a face ao que me fere (pelo contrário, firo a face do outro). Ora, não quero largar a capa. Ora, quero ajuntar tesouros. Mas ai, percebo que na oração que o bendito Jesus ensinou os discípulo a orar, tem um pedido de perdão das dívidas (ou das ofensas). E, imaginando que tal oração é para se

Da impossibilidade do fundamentalismo

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U m homem vai. Constrói um ídolo. Quem é maior. Ele, ou o ídolo construído?... O homem é maior, ainda que não saiba, pois “deu vida” ao ídolo. O homem profere uma palavra. Quem é maior?... O homem ou a palavra que ele proferiu? O homem é maior, pois sem ele, a palavra não existiria. Que cria a linguagem é o ser humano. Pode haver ser humano sem linguagem. Mas não linguagem sem o ser humano. Depois, na linguagem, o ser humano vai se recriando. O que sabemos de Deus, o sabemos através da linguagem, seja falada, seja escrita. Se a linguagem é menor que o ser humano que a cria, logo, Deus está contido na linguagem que falamos, de modo que a linguagem sobre Deus é menor do que o ser humano que a cria. Mas e se foi Deus que se revelou utilizando-se da linguagem humana... Ora, se Ele fez isso, significa que Ele se diminuiu, esvaziou-se, se adaptou... O sopro se vez verbo... Portanto, se Ele esvazia-se no ato de se comunicar, significa que o que temos dele em nossa linguagem não é a totalidade

Da impossibilidade do fundamentalismo

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U m homem vai. Constrói um ídolo. Quem é maior. Ele, ou o ídolo construído?... O homem é maior, ainda que não saiba, pois “deu vida” ao ídolo. O homem profere uma palavra. Quem é maior?... O homem ou a palavra que ele proferiu? O homem é maior, pois sem ele, a palavra não existiria. Que cria a linguagem é o ser humano. Pode haver ser humano sem linguagem. Mas não linguagem sem o ser humano. Depois, na linguagem, o ser humano vai se recriando. O que sabemos de Deus, o sabemos através da linguagem, seja falada, seja escrita. Se a linguagem é menor que o ser humano que a cria, logo, Deus está contido na linguagem que falamos, de modo que a linguagem sobre Deus é menor do que o ser humano que a cria. Mas e se foi Deus que se revelou utilizando-se da linguagem humana... Ora, se Ele fez isso, significa que Ele se diminuiu, esvaziou-se, se adaptou... O sopro se vez verbo... Portanto, se Ele esvazia-se no ato de se comunicar, significa que o que temos dele em nossa linguagem não é a totalidade

Anselm Grün no Brasil

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P ois é, pessoal. A convite de uma amiga minha católico-romana, tive a graça e a oportunidade de estar em uma palestra do renomado mestre e teólogo em espiritualidade Anselm Grün nesta última segunda feira. O evento ocorreu na Paróquia de São Judas Tadeu, em São Paulo (perto do metrô São Judas), e o auditório estava lotado. O referido teólogo, que é monge alemão, logo que entrou percorreu toda a nave da paróquia, cumprimentando o maior número possível de pessoas. Após, proferiu uma palestra sob o tema "Espiritualidade Contemporânea" e depois de um rápido intervalo, resondeu à várias perguntas (tudo, traduzido do alemão para o português). Vou postar um resumo da palestra (resumo mesmo - paróquias muito grandes costumam dar eco, e as vezes, não dava para entender o tradutor). Vai no estilo "anotador biônico...rsrsr). Grun começou falando sobre o significado do termo espiritualidade, sustentando, a grosso modo, que a espiritualidade é viver conforme o Espírito de Deus. Que

Anselm Grün no Brasil

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P ois é, pessoal. A convite de uma amiga minha católico-romana, tive a graça e a oportunidade de estar em uma palestra do renomado mestre e teólogo em espiritualidade Anselm Grün nesta última segunda feira. O evento ocorreu na Paróquia de São Judas Tadeu, em São Paulo (perto do metrô São Judas), e o auditório estava lotado. O referido teólogo, que é monge alemão, logo que entrou percorreu toda a nave da paróquia, cumprimentando o maior número possível de pessoas. Após, proferiu uma palestra sob o tema "Espiritualidade Contemporânea" e depois de um rápido intervalo, resondeu à várias perguntas (tudo, traduzido do alemão para o português). Vou postar um resumo da palestra (resumo mesmo - paróquias muito grandes costumam dar eco, e as vezes, não dava para entender o tradutor). Vai no estilo "anotador biônico...rsrsr). Grun começou falando sobre o significado do termo espiritualidade, sustentando, a grosso modo, que a espiritualidade é viver conforme o Espírito de Deus. Que

Inflação! O preço da bênção aumentou de 900 para 1.000 Reais!

Novidades do programa de TV do Pr. Silas Malafaia. O preço da bênção aumentou! Eram 900 Reais no segundo semestre do ano passado e agora passou para 1.000. Hum... Deve ser a inflação! Sabe, o profeta também já não é mais o Morris Cerullo, agora é o Mike Murdock quem promete liberar unção financeira de Boaz, acompanhada da conversão de todos os familiares e a restituição de sete vezes mais de tudo o que o diabo roubou, tudo isto cumprindo-se até o final deste ano. Lembram-se de que o Morris Cerullo havia prometido a liberação de uma inacreditável unção financeira até o final do ano passado sobre a vida de todos os que contribuíssem com 900 Reais? Será que a promessa se cumpriu na vida de todos os que caíram neste conto do vigário? Quem saberia dizer? Bem, o que sabemos é que houve uma mudança de profeta, embora a estratégia continue a mesma. Agora, é o Mike Murdock quem promete uma tripla bênção ainda mais tentadora que a do Cerullo, apelando para o sonho do crente de ver toda a su

A imensidão do cosmos e a pequenez da vida

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O prezado leitor já deve ter feito algum estudo, ou visto alguma informação no sentido de se comparar, por exemplo, a estrutura, o tamanho do planeta terra com o sol. Se acaso tenha tal informação, verá que a terra é muitíssimo menor que a estrela que sustenta este nosso sistema. Acho que a comparação talvez seja a de um pequeno limão perto de uma bola de basquete, ou talvez seja maior ainda a discrepância entre uma e outra. Entretanto, o sol não nos atrai muito. Não passa de uma bola de fogo. Acho que não faz meditar; só faz temer (e abanar). Vai que este troço explode um dia, é o fim de todos nós. Mas salvo sacerdotes criadores de religião, penso que o sol não faz meditar muito. Por outro lado, haja vista a grande tecnologia de nossos dias, podemos, por exemplo, comparar o sol com outras estrelas. A estrela “Vega”, por exemplo. Veremos que é aí que o sol se torna pequeno. Ou então comparar o nosso sistema solar com outro. Veremos que há incontáveis sistemas, talvez tão complexos e i

O assombro diante do algo

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Por Carlos Seino O prezado leitor já deve ter feito algum estudo, ou visto alguma informação no sentido de se comparar, por exemplo, a estrutura, o tamanho do planeta terra com o sol. Se acaso tenha tal informação, verá que a terra é muitíssimo menor que a estrela que sustenta este nosso sistema. Acho que a comparação talvez seja a de um pequeno limão perto de uma bola de basquete, ou talvez seja maior ainda a discrepância entre uma e outra. Entretanto, o sol não nos atrai muito. Não passa de uma bola de fogo. Acho que não faz meditar; só faz temer (e abanar). Vai que este troço explode um dia, é o fim de todos nós. Mas salvo sacerdotes criadores de religião, penso que o sol não faz meditar muito. Por outro lado, haja vista a grande tecnologia de nossos dias, podemos, por exemplo, comparar o sol com outras estrelas. A estrela “Vega”, por exemplo. Veremos que é aí que o sol se torna pequeno. Ou então comparar o nosso sistema solar com outro. Veremos que há incontáveis siste

Medo de Viver

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"Se nossa análise está correta, não há formas de fugir à conclusão de que o protestantismo habita um discurso. O mundo protestante é um discurso. (...) Estamos diante de um problema: como explicar que indivíduos e comunidades aceitem a repressão da vida e se submetam a um conhecimento que não permite que a vida se exprima? Porque, na verdade, num sistema em que o conhecimento absoluto é revelado, vindo de cima para baixo, um falar que seja a expressão do humano não pode ser aceito como revelador de uma verdade. Creio que algumas conclusões da psicanálise e da psicoterapia podem lançar luz sobre o problema. Freud mostrou que um dos mecanismos de que a psique lança mão para resolver os seus conflitos com a realidade é a substituição desta última por palavras. Palavras se tornam 'gratificações substitutivas' em lugar de um contato direto com as coisas e as pessoas. Assim, a verbalização serve como um substituto para a vida. Mas porque substituímos a vida por palavras? Qual a

Há uma instituição entre nós...

E stes dias uma colega comentou comigo: "Depois que eu sai daquela igreja, ninguém mais falou comigo. É como se eu nunca tivesse existido. E olha que eu fiquei lá por dez anos..." Este é um assunto bastante delicado. Terrivelmente delicado, em minha opinião. Isto porque tal fato pode ser decorrente de muitas variantes das quais é muito difícil analisar. É comum, por exemplo, tais coisas acontecerem nas chamadas seitas. Você acostuma a viver para tal grupo. Gradativamente (mas não tão devagar) o grupo vai te afastando da sua convivência comum, e todaa as suas atividades se voltam para o grupo. Você deixa familiares e antigos amigos em pról da "nova família". Estar com a família de sangue é até chato, visto que você deveria estar mesmo no culto. Então, todo o seu grupo social acaba se restringindo ao pessoal da seita. Em seitas isto é um processo conscientemente provocado pela liderança do grupo. Quando, por algum motivo, você passa a discordar do grupo, imediatamente

Há uma instituição entre nós

E stes dias uma colega comentou comigo: "Depois que eu sai daquela igreja, ninguém mais falou comigo. É como se eu nunca tivesse existido. E olha que eu fiquei lá por dez anos..." Este é um assunto bastante delicado. Terrivelmente delicado, em minha opinião. Isto porque tal fato pode ser decorrente de muitas variantes das quais é muito difícil analisar. É comum, por exemplo, tais coisas acontecerem nas chamadas seitas. Você acostuma a viver para tal grupo. Gradativamente (mas não tão devagar) o grupo vai te afastando da sua convivência comum, e todaa as suas atividades se voltam para o grupo. Você deixa familiares e antigos amigos em pról da "nova família". Estar com a família de sangue é até chato, visto que você deveria estar mesmo no culto. Então, todo o seu grupo social acaba se restringindo ao pessoal da seita. Em seitas isto é um processo conscientemente provocado pela liderança do grupo. Quando, por algum motivo, você passa a discordar do grupo, imediatamente

O Teólogo e a Carapuça

J á ouvi muitas vezes afirmações do tipo “O Brasil está cheio de teólogos”, “Há muitos teólogos por aí”, “Teólogo tem em cada esquina”. E, mais recentemente, ouvi de novo a pergunta: “Só a formação resolve?” Esta pergunta faz sentido se primeiro tivermos a tal formação, o que não é o caso. Sabemos hebraico, grego, aramaico, latim, alemão? Se ter formação é igual a ter diploma de bacharel em teologia, então temos milhares de “teólogos” que não leem nem em inglês!!! Ora, o conhecimento do inglês hoje é um pressuposto. Outrora, latim e grego eram ensinados a crianças no nível fundamental. Redação em latim era requisito para ingresso na universidade, e hoje centenas de seminaristas não conseguem escrever sua monografia (ou TCC) em sua própria língua materna! Quanto mais se fala na necessidade de nos desvencilharmos do imperialismo mais desprezamos as ferramentas da independência, nesse caso, o conhecimento das fontes, a habilidade do especialista. Por exemplo, está se formando o consenso d